domingo, 29 de abril de 2018

Coreias prometem assinar acordo de paz para acabar com a guerra

 
ROMA, 29 ABR (ANSA) – A Coreia do Sul informou neste domingo (29) que o governo norte-coreano vai realizar no mês de maio um “desmantelamento público” de sua base de testes de armas nucleares em Punggye-ri.   
A medida será tomada em decorrência do acordo de desnuclearização assumido durante a reunião histórica entre o ditador Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na última sexta-feira (27).   
De acordo com comunicado da Casa Azul, presidência da Coreia do Sul, Pyongyang propôs que a desativação do centro aconteça publicamente e seja acompanhada também por especialistas e pela imprensa.   
“Alguns dizem que estamos fechando instalações que são inúteis, mas verão que estão em muito boas condições”, disse Kim ao presidente sul-coreano, informou Yoon Young-chan, porta-voz de Moon.   
Além disso, o governo de Seul revelou que durante o encontro Kim disse que não é “o tipo de pessoa que dispara armas nucleares”. 
“Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul, o [Oceano] Pacífico ou os Estados Unidos”, disse A fim de esfriar definitivamente as tensões e abrir um novo capítulo nas relações, a próxima cúpula, que acontecerá entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se torna crucial para um acordo de paz.   
“Se realizarmos reuniões frequentes, gerarmos confiança aos Estados Unidos e recebermos promessas para a declaração do fim da guerra e de um tratado de não-agressão, então por que precisaríamos viver em dificuldades para conservar nossas armas nucleares?”, teria acrescentado o líder norte-coreano Em entrevista à ABC, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo,
disse que Kim está pronto para estabelecer um plano de desnuclearização para os Estados Unidos que forneça “um mecanismo completo, verificável e irreversível”.   
Pompeu encontrou-se com Kim em Pyongyang na Páscoa, em uma visita que veio à público somente nas últimas semanas. Outra decisão revelada por Seul trata da volta das Coreias ao mesmo fuso horário. De acordo com a nota, o relógio dos norte-coreanos será adiantado em meia hora. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário