Um asteroide de tamanho raro vai passar perto da Terra na próxima semana. Calcula-se que a rocha tenha entre 15 e 39 metros de extensão. Apesar de grande, o fenômeno não deve causar preocupação.O asteroide, chamado de 2019 EA2, foi detectado no início de março e sua velocidade é de 5 km por segundo, o que é tida como lenta para os padrões já analisados, segundo informações do site Cnet.
A previsão é de que ele passe "por aqui" no dia 22 de março a uma distância segura de aproximadamente 303 mil km, de acordo com dados da Nasa, agência espacial norte-americana.Para se ter uma ideia, a distância total da Terra para a Lua é de cerca de 384 mil km. O que mostra que a rocha espacial vai passar a uma distância mais próxima daqui do que a da Lua.Por ser grande, os pesquisadores conseguirão avistar o asteroide mais facilmente, o que pode contribuir com os seus estudos.
Outro "gigante"Um outro grande asteroide também deve "rondar" a Terra alguns dias antes.Chamado de 2019 CD5, a rocha espacial tem entre 110 e 240 metros de extensão. Apesar de ser ainda maior, o asteroide vai passar bem mais longe da Terra. Podemos respirar aliviados.Caso um desses asteroides colidissem com o nosso planeta, o impacto seria grande.
Em 2013, um meteorito "explodiu" em uma região russa e deixou centenas de feridos. A rocha tinha 10 toneladas e se chocou com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil km por hora.
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário