sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Aliança do Pacífico reúne Chile, México, Colômbia e Peru


Imagem relacionada
 
A Aliança do Pacífico reúne Chile, México, Colômbia e Peru.
— A Aliança do Pacífico vai continuar trabalhando estreitamente com o Mercosul. Ambos os chanceleres (da Argentina e do Chile) concordaram em que, durante a Presidência 'pro tempore' do Chile, talvez no primeiro trimestre do próximo ano, tenhamos uma reunião
de ministros — disse a presidente chilena em entrevista coletiva, acompanhada de Macri.
O presidente argentino confirmou que a reunião entre os blocos será no primeiro semestre de 2017.
— Vamos ter uma reunião (Mercosul-Aliança do Pacífico). Temos a sorte de a Argentina exercer a Presidência 'pro tempore' do Mercosul, a partir deste momento", disse Macri, acrescentando que "em médio, ou logo prazo, concordamos em que temos de convergir ambos os blocos. O quanto antes começarmos, melhor — completou.
Macri recebeu Bachelet na residência presidencial de Olivos, em uma visita oficial junto com uma grande comitiva.
A Argentina assumiu na quarta-feira a Presidência rotativa do Mercosul, em um encontro de chanceleres em Buenos Aires.
A Venezuela tentou participar à força do encontro, após a suspensão por descumprir compromissos técnicos e políticos firmados em 2012, quando entrou no bloco.
— Vemos com grande interesse que a Argentina seja parte da Aliança do Pacífico. Manifestamos isso claramente quando convidamos o presidente Macri (a participar da reunião do bloco em 1º de julho
passado no Chile) — disse Bachelet.
Naquele momento, Macri havia dito: "Depois de muitos anos de uma economia fechada, temos de ir no sentido de uma transição ordenada, não crítica, para a integração do Mercosul. Espero, em breve, com a Aliança do Pacífico e, depois, com o mundo inteiro".




Nenhum comentário:

Postar um comentário