terça-feira, 28 de julho de 2009

Alimentação saudável / ORTOREXIA!


MUITA ATENÇÃO!!!
Mais uma preocupação no que se refere à alimentação saudável!
Agora o novo "termo" é ORTOREXIA! Este distúrbio ainda não é considerado como transtorno psiquiátrico, mas é possível, segundo especialistas, que isso ocorra em breve.

Como reconhecer um ortoréxico? As pessoas com este perfil, não preocupam-se com o peso, mas, seu pavor é a ingestão de alimentos que façam mal à saúde!!! Eles buscam garantias de que estão livres de impurezas e de que vaõ conseguir, assim, evitar o aparecimento de doenças. Por isso , conferem todos os rótulos e os supostos benefícios de cada produto. Preocupam-se com a origem dos alimentos e por isso, não comem fora de casa.
Ora, ora, esta extrema preocupação com uma dieta saudável prejudica outras áeras de suas vidas. Acredito que a convivência social é uma delas! Sabe-se que é um tema novo para a medicina e poucos estudos foram feitos no mundo sobre o assunto, mas, já é motivo de preocupações mundiais. É claro que as pessoas devem- se preocupar com os alimentos que ingerem e com as quantidades, pois, em geral, comemos muito mal: Exageramos em açúcares, gorduras, e somos abastecidos de fast-food, contribuindo para o aparecimento de várias doenças. Porém, rever os hábitos alimentares se quisermos viver melhor, com qualidade, é mais simples do que radicalizar. Vivemos numa aldeia global onde as desigualdades sociais são assustadoras. Muitas pessoas vivem em estado preocupante de desnutrição porque passam fome, porque lhes falta o essencial para uma vida digna! Então, o paradoxo: Outras tantas com preocupações em demasia com os rótulos! O "bom senso" deveria ser a cura para estes males... é um grande remédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário