sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Aquecimento global em 3° C gera alerta para inundações de cidades

Em novas projeções sobre aquecimento global, ONU mostra que temperaturas poderão subir em 3°C até 2100, gerando aumento do nível do mar e a inundação de diversas cidades pelo mundo, como o Rio e Miami.

Manifestantes em Paris pedem por mais ações contra aquecimento global
Marcha Mundial pelo Clima/Divulgação
Manifestantes em Paris pedem por mais ações contra aquecimento global

Quando acontecer o encontro para negociações climáticas ainda no mês de novembro, haverá uma nova discussão urgente à mesa: o aquecimento global e o possível aumento de mais de 3 graus Celsius (°C) na média de temperaturas no planeta Terra. Até agora, os esforços para alcançar as metas do Acordo de Paris traçavam um limite de 2 °C em relação às temperaturas encontradas no período pré-industrial. Contudo, as últimas projeções apontam que o crescimento no termômetro terrestre apresentará um crescimento de 3,2 °C até o ano de 2100.
Desse modo, com as novas projeções realizadas, as metas sobre o aquecimento global parecem ter ficado ainda mais distantes de serem cumpridas. “Nós ainda estamos vivendo uma situação em que não realizamos o suficiente para salvar centenas de milhões de pessoas de um futuro miserável”, alerta o chefe de meio ambiente da ONU, Erik Solheim, antecipando o tema a ser discutido na Conferência em Bonn, na Alemanha.
Uma das grandes consequências do aumento de temperatura no planeta está a mudança no nível do mar, ou seja, a expansão da água por causa do derretimento das geleiras dos polos norte e sul – o que, por sua vez, atinge dezenas de cidades litorâneas de todo o mundo.
Cientistas da organização não governamental “Climate Central” estimam que 275 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em áreas que podem, eventualmente, sofrer inundações caso o aquecimento seja de 3 °C. Uma delas é o Rio de Janeiro, onde hoje vive 1,8 milhão. Veja lista de cidades que podem ser atingidas:

Rio de Janeiro, Brasil (1,8 milhão de pessoas afetadas)

A cidade do Rio, que é cartão-postal do Brasil, tem muitos motivos para se preocupar em relação ao aquecimento global – mesmo que muitas pessoas não saibam disso. Segundo a ONG, em um cenário de aumento de 3 °C no termômetro, não só a praia de Copacabana sumiria do mapa como também as
áreas da Barra da Tijuca, por exemplo.  

Rio de Janeiro está entre cidades que podem ser inundadas por aquecimento global, diz ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário