quarta-feira, 29 de julho de 2009

"DEFINITIVO"


Será nostalgia???!!! Ontem publiquei um soneto de Vinícius, hoje, um belo poema creditado a C. Drumond de Andrade que gostei muito. Recebi por e-mail de uma amiga.

DEFINITIVO
Definitivo, como tudo que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas, das coisas que foram sonhadas
e que não se cumpriram.

SOFREMOS POR QUÊ?
Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer
pelas nossas projeções realizadas, por
todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos,
Por todos os filhos que gostaríamos de ter
tido juntos e não tivemos,
Por todos os shows e livros e silêncios que
gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
POR TODOS OS BEIJOS CANCELADOS,
PELA ETERNIDADE.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e
paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos
de ter para ir ao cinema, para conversar com um
amigo, nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente
conosco, mas por todos os momentos em que
poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais
profundas angústias se ela estivesse interessada
em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas
pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque
o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim
que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais
sonhamos e nunca chegamos a experimentar

POR QUE SOFREMOS TANTO POR AMOR?

O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer
por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou
em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia
por um tempo razoável, um tempo feliz

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples
como um verso: SE ILUDINDO MENOS E VIVENDO MAIS!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício
da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca e, que esquivando-se do
sofrimento, perdemos também a felicidade...
A DOR É INEVITÁVEL.
O SOFRIMENTO É OPCINAL...
Obrigada! Valeu, Ingla...

O mito antes do mito!


Este é o tema central do filme que estreou no final de semana: "O GUERREIRO GENGHIS KHAN"!
Um épico do diretor Sergei Bodrov que tem todas as prerrogativas para agradar os cinéfilos! Filmado no Cazaquistão, China e Mongólia, o filme retrata inúmeras batalhas a cavalo, exibe pesados figurinos e armas de época. A fotografia é primorosa!
O mito antes do mito é o foco central, que recria a biografia do famoso conquistador mongol (1162-1227), focalizando seu período de transformação no temido e implacável líder, que dominou parte do mundo. Ainda não vi, mas, com certeza estarei no cinema, logo, logo...É um estilo de filme que aprecio muito!!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

SONETO / Vinícius de Moraes


SONETO DO AMOR TOTAL

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
(Vinícius de Moraes / 1951)
Nova Antologia Poética

Ai, que lindo! Vinícius é sempre atual e um dos
maiores poetas que já tivemos!!!

Alimentação saudável / ORTOREXIA!


MUITA ATENÇÃO!!!
Mais uma preocupação no que se refere à alimentação saudável!
Agora o novo "termo" é ORTOREXIA! Este distúrbio ainda não é considerado como transtorno psiquiátrico, mas é possível, segundo especialistas, que isso ocorra em breve.

Como reconhecer um ortoréxico? As pessoas com este perfil, não preocupam-se com o peso, mas, seu pavor é a ingestão de alimentos que façam mal à saúde!!! Eles buscam garantias de que estão livres de impurezas e de que vaõ conseguir, assim, evitar o aparecimento de doenças. Por isso , conferem todos os rótulos e os supostos benefícios de cada produto. Preocupam-se com a origem dos alimentos e por isso, não comem fora de casa.
Ora, ora, esta extrema preocupação com uma dieta saudável prejudica outras áeras de suas vidas. Acredito que a convivência social é uma delas! Sabe-se que é um tema novo para a medicina e poucos estudos foram feitos no mundo sobre o assunto, mas, já é motivo de preocupações mundiais. É claro que as pessoas devem- se preocupar com os alimentos que ingerem e com as quantidades, pois, em geral, comemos muito mal: Exageramos em açúcares, gorduras, e somos abastecidos de fast-food, contribuindo para o aparecimento de várias doenças. Porém, rever os hábitos alimentares se quisermos viver melhor, com qualidade, é mais simples do que radicalizar. Vivemos numa aldeia global onde as desigualdades sociais são assustadoras. Muitas pessoas vivem em estado preocupante de desnutrição porque passam fome, porque lhes falta o essencial para uma vida digna! Então, o paradoxo: Outras tantas com preocupações em demasia com os rótulos! O "bom senso" deveria ser a cura para estes males... é um grande remédio!

Ainda o filme...

Pois é!!!! Vi o tão esperado filme "Inimigos públicos". Amei!!!
Baseado no livro-reportagem de Bryan Burrough, sobre o maior gângster dos anos 30, John Dillinger, a trama ganhou cenários com detalhes perfeitos da época. Entre as rotinas de assaltos, fugas e prisões, ladrão de banco caçado de ponta a ponta no País, pelo implacável agente Melvin Purvis, ainda encontra pausa para o romantismo tipo Bonnie e Clyde. Vale a pena conferir!

sábado, 25 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A MENTE HUMANA - Uma experiência...


A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado. Seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou negativos. basta que você aceite. Essa ação sempre acontecerá, independente se traga ou não resultados positivos para você.
Foi feita uma experiência por um cientista da cidade de Phoenix, no Arizona, para provar essa teoria. Só precisava de um voluntário que chegasse às últimas consequências. Conseguiu em uma penitenciária. Era um condenado a morte, que seria executado em uma cadeira elétrica. O cientista lhe propôs o seguinte:

Ele participaria de uma experiência científica, na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar o sangue até a última gota. Ele teria uma chance de sobreviver, caso o sangue coagulasse. Se isso acontecesse, ele ganharia a liberdade, caso contrário, ele iria falecer pela perda do sangue, porém teria uma morte sem sofrimento e sem dor. o condenado aceitou, pois, era preferível do que morrer na cadeira elétrica e ainda com chances de sobreviver a tudo.

O condenado foi colocado numa cama alta, de hospital, amarraram seu corpo para que não se movesse. Fizeram-lhe um pequeno corte no pulso. Abaixo do pulso, foi colocado uma pequena vasilha de alumínio e dito que ele ouviria o gotejar de seu sangue na vasilha.

O corte foi superficial e não atingiu nenhuma veia ou artéria, mas foi suficiente para que ele sentisse seu o pulso sendo cortado. Sem que ele soubesse, debaixo de sua cama tinha um frasco de soro com uma pequena válvula. Ao cortarem seu pulso, abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o seu sangue que estava pingando na vasilha. Na verdade, era o soro do frasco que gotejava. De 10 em10 min. , o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o gotejamento diminuia. O condenado acreditavaque era seu sangue que estava diminuindo.

Com o passar do tempo, foi perdendo a cor e ficando cada vez mais pálido. Quando o cientista fechou a válvula...... o condenado teve uma parada cardíaca e morreu sem ter perdido uma gota de sangue. O cientista provou que a mente humana cumpre ao pé da letra, tudo que lhe é enviado e ACEITO pela pessoa, seja positivo ou negativo e que sua ação envolve todo organismo, quer na parte psíquica quer seja na orgânica.

Essa pesquisa é um alerta para filtrarmos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia, o certo do errado, simplesmente grava e executa o que lhe é enviado.

"QUEM PENSA QUE VAI FRACASSAR, JÁ FRACASSOU ANTES MESMO DE TENTAR".

Então, somos o que pensamos e o que acreditamos ser.

É um bom exemplo para uma reflexão sobre nossas crenças, o que mentalizamos e executamos no cotidiano de nossas vidas!!!

VIVER DESPENTEADA!!!


"Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie, por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade... O mundo é louco, definitivamente louco... O que é gostoso engorda. o que é lindo custa caro. O sol que ilumina o teu rosto enruga. O que é realmente bom nessa vida despenteia... Fazer amor, despenteia. Rir às gargalhadas, despenteia. Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia. Tirar a roupa, despenteia. Beijar a pessoa amada, despenteia. Brincar, despenteia. Cantar até ficar sem ar, depenteia. Dançar até duvidar se foi boa idéia, colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível... Então, como sempre, cada vez que nos vejamos eu vou estar com os cabelos bagunçados... mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida! É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa"... (desconhecida a autoria).
Recebi este texto por e-mail. Gostei muito e achei muito verdadeiro seu contexto. Realmente o gostoso mesmo é viver! não apenas existir... Viver intensamente e deixar a vida te despentear... Se for preciso, levar consigo um "pente", para não transgredir, quando não valer a pena!
Valeu, amiga!

terça-feira, 21 de julho de 2009

A CONQUISTA DA LUA / 40 anos...


Impossível não relembrar a corrida espacial pela "conquista" da Lua!!! Ontem dia 20/jul, esta corrida completou exatos 40 anos. No momento em que os astronautas Edwin Aldrin e Neil Armstrong saltaram da nave Apollo 11 para se tornarem os primeiros seres humanos a pisar em solo lunar, milhões de pessoas, assim como eu, acompanharam a vitória da tecnologia, através da televisão. Não esqueço a emoção que sentíamos naquele momento, num misto de incredulidade e temor!!! Será que era verdadeiro? Algumas notícias chegavam dizendo que eram montagens televisivas para bobos e crédulos... Mas, mesmo assim, a gente não arredava os olhos daquelas imagens que nos mostravam todo o fascínio e grandiosidade do cérebro humano. Imaginem os desafios que iríamos superar a partir deste dia! Nossas cabeças ficaram povoadas de encontros futuros com seres extraterrestres , de lunáticos a naves espacias tripuladas, a gente tentando saber se teria coragem para tamanha façanha! Mas, não sei se diria infelizmente ou não, o sonho durou apenas três anos, pois, num total de 11 voos tripulados, só seis aterrissaram na superfície lunar. Ao todo, 24 astronautas foram lá, e 12 pisaram nela. Parecia mesmo o início de uma era de conquistas que superava tudo de grandioso que se tinha notícia! Agora, simplesmente, me pergunto, o que aconteceu?As pessoas já nem lembravam mais da grandiosidade desta missão em tempos de uma tecnologia bem "atrasada", comparando com a atualidade, onde os computadores das naves eram piores que o processador do nosso celular. Fui procurar a resposta para as minhas indagações e encontrei as seguintes considerações: "O programa Apollo foi uma corrida para a lua, inspirada por considerações geopolíticas. Mantê-lo não era algo sustentável".( Steven J.Dick, historiador da NASA)".Os americanos resolveram investir em duas frentes que lhes pareciam mais promissoras: a criação de estações orbitais e o desenvolvimento dos ônibus espaciais, veículos que poderiam ser reaproveitados em diversas missões, diminuindo os custos.Vários projetos e outros países, além dos EUA, estão trabalhando em missões tripuladas para os próximos anos. É esperar para ver... Mas, o romantismo e os sonhos que acalentamos naquela época, com as "descobertas" de outros seres que conosco iriam interagir, culturas diferentes que iriam nos enriquecer, outros mundos a descobrir... Com certeza não se repetirão!!! E então a grande pergunta: Será que vale a pena mandar gente pra lua???!!!

domingo, 19 de julho de 2009

"Inimigos Públicos"


OBA!!! Filme novo chegando aos cinemas e muito saudado pela crítica!!! Johnny Depp, vestido para metralhar, encarna um gângster ao mesmo tempo cruel, romântico, egocêntrico e sensível, em "INIMIGOS PÚBLICOS". O mais temido assaltante de Bancos, da Chicago dos anos 30, abatida pela recessão e consequentemente pelo aumento da ação do crime organizado, período logo após a queda da Bolsa de nova York. Conforme seu diretor, Michael Mann, trata-se de um filme moderno e vigoroso mas, que não trai as regras do gênero. Ainda no elenco, Christian Bale e Marion Cotillard.

Vamos saber mais??? No cinema!!! Fiquei empolgada, pois, neste gênero, acho que desde O Poderoso Chefão, não surgiu nada que tenha merecido muita atenção.

Até quando, Brasil...




Poderia ter sido uma leitura rápida pela página de Economia da revista Época/jul/09, não fosse uma colocação em negrito, que chamou-me a atenção por seu fato relevante e questionador: "Para que estamos nos preparando, além da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016"???? Refletindo, sobre o assunto, confesso que me senti desconfortável com a pergunta, pois, desconheço os limites que nos levam além desses assuntos, que parecem ser os que possuem maior relevância e possuem os maiores projetos para o futuro. Minha preocupação aumentou de tamanho, quando continuei minha leitura: "É gritante a urgência de enxergar além do horizonte de 2010. Há uma agenda em suspenso e uma janela de oportunidades, semiaberta, esperando ser empurrada. É essa agenda, quando posta em marcha, que abrirá a janela do futuro. Assim tem feito a China. Tomara que alguém capture a insensatez de fomentar nossa autoestima como brasileiros, sem paralela expansão de conteúdos programáticos e de planejamento, para alavancar o crescimento, e num futuro próximo, o Brasil atingir seu verdadeiro potencial.. Qual é a semelhança entre as promessas eleitorais, os planos anunciados e as realizações efetivas"??? É conferir uma ilusória certeza. Bem no momento em que se esparrama o lamaçal de inconfessáveis comportamentos daqueles que seriam justamente os fiscais e fiadores da nação brasileira: o Senado da República. Quer saber? Brincar de quadrilha deveria ficar restrito às festas juninas, pois, o Brasil comemora em 2022 o bicentenário da independência política e muitos assuntos e projetos estão ficando distantes de execução. Postergadas para quando? Até quando os eleitos vão ficar sem trabalhar, mesmo recebendo seus altos salários em dia??? A sinfonia da orquestra está ficando a cada dia mais desafinada.

MUSCULAÇÃO...VILÃ?


Gosto muito de musculação! Mas, ainda tem muita gente que desconfia de seus benefícios e relaciona sua prática como vilã das articulações! Evidentemente que usados da maneira correta, os aparelhos de musculação ajudam na melhor e mais rápida recuperação de lesões e traumas ( de acordo c/ o Ortopedista Cristiano Leitão- ZH). O benefício vem do fortalecimento da musculatura que sustenta a articulação, evitando a sobrecarga e tensões. Por ser o local onde muitos desses problemas surgem, a sala de musculação ganhou esta fama. Uma fama por certo, muito injusta! Exercícios realizados sob a orientação de profissionais, serão sempre benéficos. É claro que sua prática saudável, depende da avaliação física individual e de uma carga correspondente. Só precisamos conhecer e respeitar nossos limites!Não podemos esquecer também, que além de músculos fortes, bom preparo físico, o exercício libera hormônios que melhoram o humor e aumenta a disposição, até no desempenho sexual. A pessoa sente-se mais jovem, bonita e mais confiante para enfrentar os desafios da vida.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Compromisso Ambiental ???

Infelizmente, os resultados da reunião dos chefes de Estado de 17 países, chamados de G-8 e os emergentes do G-5 que era esperado como um mutirão contra a degradação ambiental, não passou de uma declaração de princípios e estabelecimento de metas p/ 2050!!!!!!!!sem a fixação de compromissos de cada país. Os países representados em L'Aquila, na Itália, produzem 80% dos gases que provocam o aquecimento global. Nações que tinham na mão, a capacidade de inverter a degradação que assusta o planeta, não o fizeram, transferindo as expectativas mundiais, para a Conferência sobre Mudança Climática da ONU, que ocorrerá em Copenhague, em dezembro. Até quando os países vão esperar para tomar medidas contundentes, a favor da sobrevivência do planeta, como espaço de vida para o homem e as demais espécies animais e vegetais? Esta "brincadeira" está indo longe demais...
Ah! sem esquecer que a devastação do verde amazônico continua fora de controle, apesar das estatísticas oficiais apontarem o contrário...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Propaganda Eleitoral na Internet

Foi aprovado, na Câmara Federal, o texto da minireforma, liberando a propaganda eleitoral na Internet, através de Portais dos Partidos ou do próprio candidato. Até aí tudo bem!!! Mas, nas páginas de relacionamento do Orkut, Twitter, Blogs e mensagens eletrônicas, é de arrepiar...Penso eu que se esta liberação total não for bem ordeira e disciplinada pela Justiça Eleitoral, poderá se constituir em "gol contra" a todo Candidato que extrapolar seus limites de postagem e de respeito ao eleitor. Muitos não suportam sequer assistir o horário eleitoral gratuito, nos meios de comunicação! E agora? Teremos nossas caixas eletrônicas disponíveis para receber as mensagens que não nos interessam ou teremos uma disciplina da Justiça , com publicitários e afins, pelo livre arbítrio dos cidadãos/eleitores? Enfim, vamos esperar! O texto ainda não foi aprovado no Senado, mas, já causa preocupações!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A fragilidade da nossa Democracia


Como anda frágil a nossa Democracia! A crise moral do Senado indica que a política brasileira anda numa "corda bamba"... E desnuda, infelizmente, o descrédito que nos assola, com relação ao nosso Parlamento. É vergonhoso e incompatível para um País que quer se destacar aos olhos do mundo como uma grande potência emergente e sólida! Ao revés, lemos nos Jornais nacionais e internacionais, as ignóbeis falcatruas que acontecem nos porões, em salas ocultas, protagonizadas por políticos brasileiros, acostumados a usar de artimanhas e esquemas corruptos, como garantia de "governabilidade"! A recente crise que se instalou no Senado, de descaso com o dinheiro público, irresponsabilidade e desperdício, infelizmente, não é exclusiva dali, essa realidade também se estende ao Executivo. Quem vai pagar esta conta???A desgovernança que nos atinge, como dizem muitos, remete ao primeiros tempos do século passado, onde as eleições eram um jogo de cartas marcadas, demonstrando assim, o quanto de fragilidade tem nossa Democracia. Será que ainda temos tempo de reverter este quadro e banir da política os maus gestores, os políticos corporativistas, os corruptos , os que desmereceram nosso voto, antes de 2010?

As Meninas estão chegando...


As Meninas estão chegando no Margs! Ou seriam as "Gurias", como se referiu a Governadora Yeda, quando falou sobre a Exposição? O fato é que um dos mais marcantes quadros pintados por Renoir e de fato intitulado "Rosa e Azul", faz parte do acervo que teremos oportunidade de apreciar, juntamente com outras grandes obras de renomados pintores como salvador Dalí, Joan Miró e Pablo Picasso, entre outros, a partir do dia 14/07. Serão expostas 120 obras oriundas de Museus e colecionadores do mundo inteiro, inéditas no Brasil, intitulada "Arte na França 1860-1960: O Realismo". IMPERDÍVEL!!! Vamos lá?

terça-feira, 7 de julho de 2009

"As Pontes de Madison"



Para quem gostou do filme, "As pontes de Madison", pode ficar aguardando, a
montagem paulistana da peça de mesmo nome, com estréia por lá, no dia 17 .
Nos papéis de Clint Eastwood e Meryl Streep, Marcos Caruso e Jussara Freire.
Com certeza, em breve desembarca por aqui.
Quem gostou do filme, como eu, resta a torcida para conferir logo seu lançamento
em solo gaúcho. (Informe de ZH)

segunda-feira, 6 de julho de 2009


Esta tela é uma reprodução da obra "As Quatro Estações".
É minha favorita. Pintei p/ o acervo da 1ª Exposição que participei(2005).

QUEM SOU EU

Eu moro na paisagem
E até componho versos...
Verso e rima aqui em cima
espiam pela janela os caminhos!
A vida é feita de estradas...
Uma sucessão de mudanças
espontâneas e naturais.
Caminhos que se traduzem em sonhos,
alegrias, tristezas, amores,
Renovação de esperanças!
Nada vai ou vem sem trilhar um caminho.
É parte integrante da vida o estimulo de
Ultrapassar, vencer, ter o poder de mudar
o rumo de uma história.
Permito-me ver os acontecimentos, seguindo
seu curso, impulsionando momentos, redescobrindo,
aprendendo, ensinando... VIVENDO!

"Não é possível existir naquilo que não fui,
naquilo que não vivi,
Mas é possível crescer através
daquilo que eu tentei, daquilo que eu busquei,
daquilo que eu senti." (P.Neruda)

SE EU TIVESSE

Se eu tivesse que refazer, não faria diferente

Se tivesse que voltar atrás... voltar no tempo,

Não sei dizer se mudaria algumas coisas, pois,

as decisões não dependiam só de mim..

Se tivesse que voltar no tempo

Iria em busca dos sonhos de então!

Saber onde erramos, porque os rumos foram bifurcados,

Por que os elos foram perdidos?... por que foi assim?...

Se tivesse que voltar no tempo, talvez tivesse mais tempo

para perseverar, insistir e quem sabe, conseguir o que perdi!

Se pudesse voltar no tempo, será que haveria respostas

para os acontecimentos que se perderam naquele tempo?

Mas, o olhar agora é para frente! O que aconteceu no passado,

A ele pertence. Perguntas sem respostas permanecerão incompreendidas!

O presente é mais importante! Não tem como ser diferente...

O que podia ter sido, porque não foi, nunca será sabido.

Não podemos sofrer pela ausência daquilo que não chegou de fato existir,

Mas, dar boas vindas a comovente surpresa revelada no momento,

de deixar qualquer pressuposto plausível de realidade, perplexo!

Uniram-se os elos considerados perdidos, num show de coerência com avida!