quarta-feira, 14 de março de 2018

O aviso de Stephen Hawking que precisa ser ouvido pela humanidade

Stephen-Hawking-Getty-Images
 
Para Stephen Hawking, o cientista mais famoso das últimas décadas, e que faleceu nesta semana, a humanidade tem dois destinos possíveis: a extinção ou a vida fora da Terra.
Hawking não era otimista em relação ao futuro da raça humana. Ao dedicar sua vida a estudar os mistérios do espaço, ele chegou a conclusões preocupantes, mas que também indicam direções para a nossa sobrevivência enquanto espécie.
Em diversas entrevistas, o cientista falou sobre as ameaças que a humanidade representa ao próprio destino. Ao Radio Times, em 2016, ele disse o seguinte: “Enfrentamos inúmeras ameaças: guerra nuclear, aquecimento global e vírus com engenharia genética”, reporta o The Telegraph. Para ele, apesar das chances de uma catástrofe serem pequenas no curto prazo, elas aumentam com o passar dos anos e o cenário se torna iminente em algumas centenas ou milhares de anos, disse ele à BBC.
“Entretanto, não vamos estabelecer colônias auto-sustentáveis no espaço por, ao menos, cem anos, então precisamos ser muito cuidadosos nesse período”, declarou o cientista.
Mesmo nesse cenário, Hawking avisa que é preciso ter cuidado no espaço. “Conforme envelheço, fico mais convencido de que não estamos sozinhos”, afirmou ele no vídeo Stephen Hawking’s Favourite Places.
 
Ele acreditava que a vida alienígena poderia ter tecnologia avançada e poderosa, ao ponto de essa espécie não perceber os humanos como algo mais valioso do que o que uma bactéria é para nós.
 Apesar do luto, alguns fãs notaram algumas coincidências que aliviam um pouco a dor da morte de Hawking após uma vida inteira de descobertas científicas — e um bom humor característico. O astrofísico não só nasceu no mesmo dia nos 300 anos da morte de Galileu Galilei, no dia 8 de janeiro de 1942, como morreu no aniversário de outro físico famoso: Albert Einstein, que nasceu em 14 de março de 1879. Parece “escrito nas estrelas”, não? 
 
Além dessa coincidência, outra curiosidade também chamou atenção dos admiradores do astrofísico: o Dia do Pi, o número mais famoso da matemática, é comemorado nesta quarta, 14 de março. O motivo é pra lá de simples. Apesar de sua característica infinita, usa-se apenas as duas primeiras casas decimais da proporção numérica, o 3,14. No Estados Unidos, o mês e o dia são invertidos no calendário, ou seja, o que para nós é 14/3, para eles é 3/14 — ou seja, para os americanos, a data do calendário é igual às primeiras casas decimais do número infinito. 
 
 
Curiosidade:
Stephen Hawking nasceu em 08 de janeiro de 1942 e Galileu Galilei morreu em 08 de janeiro de 1642.
Stephen Hawking morreu em 14 de março de 2018 e Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879.

Nenhum comentário:

Postar um comentário