segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Revelado segredo do material potencialmente mais rígido do Universo

Um número absurdamente alto, mas o material também é muito, muito denso, o que ajuda a torná-lo mais forte", esclarece o coautor do estudo, Charles Horowitz, da Universidade de Indiana (EUA), citado pela Science News.
 
Macaque in the trees
 
A pasta nuclear é incrivelmente densa, cerca de 100 trilhões de vezes a mais que a água. Os pesquisadores usaram simulações de computador para esticar as lâminas da "lasanha nuclear" e estudar como o material reagia. Pressões extremamente altas eram requeridas para deformar a substância e a pressão necessária para quebrá-la era maior do que a usada para quebrar qualquer outro material conhecido.
Simulações anteriores revelaram a força da crosta externa de uma estrela de nêutrons, mas a crosta interna, que abriga a pasta nuclear, era território inexplorado até agora.
"Agora, podemos ver que a crosta interna é muito mais forte", concluíram os pesquisadores do estudo.
nêutrons são formadas quando uma estrela moribunda explode, deixando um remanescente rico em nêutrons comprimido a pressões extremas por forças gravitacionais poderosas, resultando em materiais com propriedades estranhas.
Os cientistas esperam que, no futuro, com a ajuda do observatório de ondas gravitacionais com interferometria a laser LIGO, seja possível confirmar que as estrelas de nêutrons têm materiais extremamente fortes em suas crostas.
"Agora, podemos ver que a crosta interna é muito mais forte", concluíram os pesquisadores do estudo.
 Estrelas de nêutrons são formadas quando uma estrela moribunda explode, deixando um remanescente rico em nêutrons comprimido a pressões extremas por forças gravitacionais poderosas, resultando em materiais com propriedades estranhas.
esperam que, no futuro, com a ajuda do observatório de ondas gravitacionais com interferometria a laser LIGO, seja possível confirmar que as estrelas de nêutrons têm materiais extremamente fortes em suas crostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário