Em outro caso de "tesouros", mergulhadores europeus encontraram um cofre em meio aos destroços do navio “Rei da Itália”, que naufragou em 1866, durante a Batalha de Lissa, no Mar Adriático. Segundo ‘reza a lenda’, a caixa pode conter uma série de objetos valiosos, avaliados em dezenas de milhões de euros e, por isso, muitas pessoas apelidaram a descoberta de ‘tesouro perdido’.
O tesouro foi encontrado por um grupo liderado por Lorenzo Marovic. Ninguém sabe exatamente o que há dentro do cofre, desse modo, foi solicitado ao Ministério da Cultura de Zagreb, na Croácia, e à superintendência competente que mais duas missões exploratórias sejam realizadas.
“Dado que o ‘Rei da Itália’ jaz a 115 metros de profundidade e as imersões podem chegar a cinco horas, precisamos de equipamento adequado e mergulhadores preparados”, explicou Marovic. “Não sabemos o que tem no cofre, mas acredito que, de qualquer forma, isso deve ser trazido à superfície”.
Segundo a lenda popular, esse navio levava um grande carregamento de ouro quando naufragou. Toda a quantia serviria aos custos do governo provisório da Itália, caso o país conseguisse uma vitória marinha sobre a Áustria durante a 3ª Guerra da Independência. O valor das  moedas de ouro , avaliadas em 250 mil libras da época, pode chegar a dezenas de milhões de euros atualmente,  
Diferente das moedas do Império Romano , caso realmente exista, o conteúdo será de propriedade do Ministério dos Bens Culturais da Croácia, no entanto, nem todo o valor ficará com o governo do País. A equipe de Marovic, que encontrou a caixa, poderá ficar com 10% do conteúdo total.