segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Poluição reduz chuvas na América Central, mostra estudo

Poluição

A poluição do ar relacionada à industrialização no hemisfério norte foi quase certamente a responsável pela redução das chuvas sobre a América Central, em mais uma evidência de que a atividade humana pode influenciar o clima, sugeriu um novo estudo divulgado nesta segunda-feira.
"Identificamos uma tendência de seca sem precedentes a partir de 1850", escreveram os cientistas na revista Nature Geoscience, após estudarem o ritmo de crescimento desde 1550 de uma estalagmite encontrada numa caverna de Belize.
Estalagmites são rochas pontiagudas formadas pelo gotejamento de água rica em minerais a partir do teto de uma caverna.
Especialistas de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suíça e Alemanha disseram que a seca em Belize "coincide com o crescimento nas emissões de aerossol no hemisfério norte", à medida que a Revolução Industrial impulsionava o uso de combustíveis fósseis.
As descobertas indicam que o crescimento da poluição do ar em países como China e Índia podem causar ainda mais distúrbios, especialmente na Ásia, sobre uma zona de chuvas tropicais que circula o globo na altura da linha do Equador e que é vital para a agricultura.
Os cientistas ligaram as secas à poluição capaz de recobrir os raios solares ao examinarem como nove grandes erupções vulcânicas ocorridas no hemisfério norte desde 1550, quando as cinzas despejadas na atmosfera cobriram o sol, também foram registradas como períodos secos no processo de crescimento da estalagmite.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário