quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Emoções positivas previnem doenças do coração!

Estudo inédito mostra que emoções positivas e felicidade previnem doenças do coração! Este estudo foi divulgado nesta quinta-feira na "European Heart Journal" e mostra que as pessoas que são felizes, contentes e otimistas têm menos risco de ter problemas de coração. A autora do estudo, Karina Davidson, diretora do Centro de Comportamento de Saúde Cardiovascular da Columbia University Medical Center, diz que o estudo pode ajudar a descobrir como os pacientes devem agir para melhorar sua saúde.
Este é o primeiro trabalho a investigar a relação entre emoções e doenças do coração. Durante 10 anos, Davidson acompanhou 1739 adultos saudáveis (862 homens e 877 mulheres), avaliando sintomas como depressão, hostilidade, ansiedade e o grau de expressão das emoções positivas, como prazer, felicidade, excitação, entusiasmo e contentamento, o chamado efeito positivo. Apesar de serem transitórios, esses sentimentos são considerados "um estado", principalmente entre adultos.
O resultado da pesquisa mostrou que as pessoas com o efeito positivo tinham 22% a menos de risco de desenvolver problemas do coração.
Temos muitas especulações, diz Davidson. Aqueles com o efeito positivo têm um período maior de relaxamento e de descanso psicológico, se recuperam mais rapidamente de situações estressantes e não passam muito tempo remoendo os fatos.
Apesar de serem necessários mais testes clínicos, a pesquisadora sugere que as pessoas melhorem o efeito positivo delas com atitudes simples do dia a dia: "Tenha momentos de prazer diariamente, mesmo que sejam por 15 minutos - lendo, ouvindo música, fazendo atividades que melhorem seu humor. Gaste, de verdade, um tempo relaxando e curtindo a vida".
As pessoas devem ter um tempo para si: "se gostar"!!! e assim,  fatos positivos serão atraídos !!!
(Fonte: Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário