sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mais uma utilidade do vinho!

Segundo foi constatado pelo Programa de Oncologia da UFRJ, que isolou uma substância contida no vinho, para estudá-la, esta bebida tem um composto  que induz a morte de células cancerígenas.
O estudo porém, não justifica um "porre", conforme a coordenadora da pesquisa, Eliane Fialho, professora do Instituto de Nutrição da Universidade, ela pondera que a substância resveratrol - composto em questão - sofre modificações durante sua digestão. Para seus efeitos serem sentidos, o ideal é alimentar-se regularmente de hortaliças que contenham a substância.
Mais de 70 alimentos contém o resveratrol, assinala. São plantas que, além dos nutrientes, têm compostos bioativos que diminuem o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer e o diabetes. Mas não adianta se "entupir" de uma delas em um dia e só voltar a ingeri-las depois de um mês. Deve haver coerência!!! consumir diariamente.
Uvas de casca branca e amendoim também contam com o resveratrol, mas é no vinho tinto que o composto está mais solúvel. Embora seu papel anticancerígeno ainda careça de novos estudos, a substância já coleciona títulos. Conhecido como um antibiótico natural, anti-inflamatório, aumenta a expectativa de vida, atua contra o diabetes e ataca a obesidade.
A presença do resveratrol é mais um motivo para consumirmos frutas e hortaliças. A organização mundial da saúde recomenda o consumo de 400 gramas desses alimentos por dia. É o suficiente para evitar doenças crônicas. Cerca de 30% dos casos de câncer tem origem na dieta inadequada contra o percentual por fatores genéticos que é de 20%.
(Fonte: site do Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário