sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Esquimós querem comprar geladeiras devido ao aquecimento


Comunidades inuits (esquimós) precisam de verbas para se adaptar à mudança climática no Ártico, o que inclui a construção de frigoríficos comunitários para armazenar a caça, já que o aquecimento terrestre está reduzindo a temporada de abate dos animais, disse uma líder inuit nesta sexta-feira.
Esse povo indígena da Groenlândia, Canadá, Alasca e Rússia tradicionalmente caça espécies árticas como focas, ursos polares, baleias e alces. "No Canadá vemos as mudanças climáticas diariamente", disse uma funcionária do Conselho Circumpolar Inuit (CCI), nascida e criada na comunidade indígena. "Precisamos de infraestrutura. Queremos congeladores comunitários se os padrões de caça mudarem tanto que só poderemos sair para caçar poucas vezes no ano".
"A área dos caçadores é enorme (...) eles a percorrem em trenós com cães, mas para nós os trenós com cães está desaparecendo. Essa parte da cultura está desaparecendo. De muitas maneiras, já estamos pagando pelas mudanças climáticas".(Terra notícias online) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário