domingo, 27 de dezembro de 2009

Os astrônomos maias

Os maias sabiam tudo de astronomia. Sabiam mais do que os chineses no mesmo período (300d.C a 900d.C.) e com uma exatidão que os europeus só foram alcançar no século 18 com o uso de telescópios. Exemplo disso foram os cálculos feitos por eles que estabeleceram o ciclo solar em 365,2420 dias e o lunar em 29,53086 dias. Para se ter uma ideia da exatidão desses números, apenas a pouco tempo cientistas constataram, com o auxílio de computadores e cálculos refinados, que o ano solar é de 365,2422 dias e o ciclo lunar de 29,54059 dias. Assombroso, não???
Os maias calcularam também o ciclo de Vênus em relação à Terra e chegaram a 583,920 dias (atualmente, estima-se que ele fique entre 583,920 e 583,940). Acredita-se que Vênus, aliás, era tão importante para eles do que o próprio sol. A Via Láctea também era bastante venerada e eles a chamavam de "Arvore do Mundo".
Por serem um povo essencialmente agrícola, além de observar corpos celestes que afetavam o plantio, os maias tinham também uma enorme preocupação em medir o tempo. Criaram diversos sistemas de calendários que de alguma maneira se mostravam interligados.Os mais conhecidos eram: o Tun(calendário civil), dividido em 18 meses de 20 dias (360 dias); o Haab, estabelecido no formato de 365 dias.
Todos esses conhecimentos astronômicos e matemáticos só chegaram até nós graças a um manuscrito conhecido por Código de Dresden, um dos poucos documentos maias que resistiram à ocupação espanhola. Nele, no entanto, não há nenhuma indicação de como essa civilização obtinha o conhecimento. sabe-se, por exemplo, que em cidades maias, como Chichen-Itzá, havia construções que funcionavam como observatórios astronômicos e templos que respeitavam alinhamentos com os astros. Mas que instrumentos eles usavam para observar e medir? De que eram feitos? Não se sabe!!!

(Revista Super Interessante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário