terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Um dos mais valorizados palestrantes do mundo dos negócios, o americano Nicholas Carr, é formado em Harvard e autor de livros de tecnologia e administração, deu uma entrevista "bombástica" para a Revista Época. Na sua ótica, a internet nos suga como uma esponja! a dependência da troca de informações está empobrecendo a nossa cultura. Mais ainda: nosso intelecto, ao se acostumar  aos múltiplos estímulos das redes sociais, aos e-mails e aos comunicadores instantâneos, perdemos a capacidade de raciocínios elaborados. Segundo ele, a internet afeta nossa inteligência a medida em que você fica pulando de um site para outro. Recebe várias mensagens ao mesmo tempo. É chamado pelo Twitter, pelo Facebook ou pelo Messenger. Isso desenvolve um novo tipo de intelecto, mais adaptado a lidar com as múltiplas funções simultâneas, mas está perdendo a capacidade de se concentrar, ler atentamente ou pensar com profundidade. Isso é um resultado da dependência crescente em relação à internet. Essa forma de pensar vai reduzir nossa habilidade para pensar contemplativamente. Ela prejudica nossa cabeça!!!
Toda nossa cultura fica mais rasa. Temos acesso democrático à informação, mas o resultado é mais pobre. Temos menos condições de compreender as grandes obras de arte, da ciência ou da literatura, que exigem uma concentração mais profunda. Uma das soluções possíveis para sairmos da dependência total, seria a de ficar fora do fluxo contínuo de informação. É difícil porque porque nossa vida social está cada vez mais dependente do quão conectados estamos. Não é mole se desligar disso tudo!!!(Entrevista à Revista Época)
Mas, enfim, "desligo" dizendo que: Viver conectado é prejudicial ao nosso cérebro! o bom-senso deve estar presente em todas as situações que vivenciamos...Sem ele, realmente, nos tornamos errantes!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário