quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Descobertos 15 monumentos desconhecidos enterrados ao redor de Stonehenge

  (Foto: Lucille Pine/ Flickr/ Creative Commons)

Um estudo pioneiro, que usou técnicas de ressonância em 3D na área de Stonehenge, encontrou 15 estruturas desconhecidas (ou, no caso de algumas delas, pouco conhecidas) enterradas sob o círculo de pedras ou em sua proximidade. A pesquisa faz parte do "The Stonehenge Hidden Landscape Project", uma iniciativa que já dura quatro anos e busca encontrar mais informações sobre os arredores das ruínas.
Uma das descobertas foi batizada de Cursus - uma calha que corta um fosso de leste a oeste. Acredita-se que essa estrutura ficava alinhada com o Sol durante os equinócios de primavera e outono, indicando um caminho para o Stonehenge (ao sul) durante procissões religiosas. 
Com as descobertas, acredita-se que é possível comprovar que a área de Stonehenge é a mais antiga a ser habitada na Grã-Bretanha, sendo ocupada desde 8820 a. C.
A técnica usada durante a pesquisa tem a vantagem de ser menos destrutiva do que técnicas arqueológicas tradicionais, que envolvem escavações. Mas, apesar das estruturas atuais já terem colaborado para uma outra visão de Stonehenge, cientistas afirmam que precisam, sim, cavar para conseguir fazer uma análise completa.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário