sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Satélite Gaia, 'cartógrafo da galáxia', vai começar a operar

Satélite Gaia vai mapear 1 bilhão de estrelas nos próximos cinco anos

O satélite Gaia, equipado com a mais poderosa câmera já lançada ao espaço, atingiu seu destino, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, onde vai começar a produzir o mais preciso mapa tridimensional da nossa galáxia. De acordo com um comunicado divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), o Gaia está pronto para começar a operar. Lançada em 19 de dezembro do ano passado, a bordo de um foguete russo Soyuz, a missão deve durar cinco anos.
Gaia é dotado de dois poderosos telescópios e vai girar lentamente, concluindo uma rotação a cada seis horas. Ele vai coletar informações de 1 bilhão de estrelas, passando por cada uma em média 70 vezes até o fim da missão. Cerca de 2 milhões de estrelas serão fotografadas por hora e 50 gigabites de informações serão armazenadas todos os dias — o equivalente a mais de 10 dvds. Tudo isso vai corresponder a 1% da Via Láctea, cujo total de estrelas é estimado em 100 bilhões.
O mapa vai mostrar aos cientistas a posição e movimentação das estrelas, além do brilho, temperatura e composição química. Para isso, Gaia vai medir porções do espaço equivalentes à espessura de um fio de cabelo humano visto a 2.000 quilômetros de distância. As descobertas feitas pelo satélite podem ajudar os astrônomos a estudar origem e a evolução de nossa galáxia.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário