terça-feira, 21 de julho de 2015

Após 43 anos, Nasa divulga foto épica da Terra

A imagem colorida, capturada no último dia 6, foi obtida combinando três fotos diferentes para obter um retrato de qualidade
 
Uma imensa bola azul envolta pela escuridão profunda: é assim que o planeta Terra, iluminado pelo Sol, aparece no último retrato tirado pela Nasa divulgado nesta segunda-feira (20). Essa é a primeira foto que a agência tira desde a famosa "Blue Marble", de 7 de dezembro de 1972, que foi enviada do espaço pela missão Apollo 17.
    A imagem colorida, capturada no último dia 6, foi obtida combinando três fotos diferentes para obter um retrato de qualidade. No primeiro plano, ela mostra a América do Norte e Central, enquanto a cor turquesa aparente refere-se ao cristalino mar caribenho. A "tinta" azul que surge do planeta ocorre pela difusão da luz solar sobre as moléculas da atmosfera. A foto foi tirada a uma distância de mais de 1,5 milhões de quilômetros pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera) que está a bordo do satélite Deep Space Climate Observatory (Dscovr). O equipamento é o mesmo que retratou as tempestades solares, divulgadas no último mês de fevereiro, em parceria com a Aeronáutica dos EUA e a Agência Norte-Americana para a Atmosfera e os Oceanos (Noaa).
Segundo a Nasa, em breve, a Epic enviará imagens diárias da Terra para os engenheiros que poderão monitorar o vento solar e a "meteorologia" do espaço em tempo real. A beleza do planeta na foto é tanta que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreveu sobre o fato. "Acabei de receber essa nova foto da Terra da Nasa. Uma linda lembrança de que nós precisamos proteger o único planeta que temos", postou o mandatário em sua conta pessoal no Twitter. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário