Em uma igreja de Jamestown, em 2013, foi encontrado um túmulo de um colono britânico que ajudou a fundar a cidade nos EUA entre1607 e 1610. Curiosamente, no meio dos ossos do capitão Gabriel Archer, havia uma caixinha de prata selada e com uma inscrição de um "M".
Obviamente, não seria possível abrir a caixa sem destruí-la - então cientistas deram um jeitinho com a tecnologia. Eles usaram tomografias computadorizadas para ter uma ideia do relevo do interior da caixa e depois reproduziram a estrutura usando impressão 3D.
O resultado mostrou que fragmentos de ossos e uma pequena ampola estão dentro da caixa. Os ossos, possivelmente, seriam de algum santo e a ampola conteria água ou óleo bento, já que Archer era católico. Então a caixinha de prata é um relicário.
Lógico que o mistério não termina aí. Ainda não sabemos de quem são os ossos dentro da caixa e qual é o significado da letra M inscrita nela. Será uma pista sobre a identidade do dono dos ossos? Teria um signifcado pessoal para Gabriel? Mais investigações são necessárias.
Jamestown, onde a ossada de Gabriel e de outros três colonizadores foi encontrada em 2013, é considerada a primeira colônia britânica de sucesso no "Novo Mundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário