domingo, 30 de agosto de 2015

Nível do mar não vai parar de subir, afirma Nasa

iStock

Desde 1992, o nível do mar ao redor do mundo aumentou, em média, 80 cm. Em outros lugares, porém, esse crescimento foi muito maior: 230 cm. Os números foram divulgados pela Nasa na última quarta-feira (26) e são da medida mais recente feita por satélites. Os estudos apontam também que o fenômeno é inevitável e que o nível aumentará ainda mais futuramente.
“Sabemos que o oceano se expande conforme a água do mar esquenta e as geleiras e calotas polares derretem, aumentando o volume marítimo. Por isso, é quase certo que teremos, pelo menos, mais 0,9 m de elevação – ou talvez mais”, afirma Steve Nerem, líder da equipe responsável pela área de alterações no nível do mar da Nasa. “Mas ainda não sabemos se isso acontecerá em um século ou mais”, explica.
Os cientistas atribuem um terço do aumento do nível do mar a cada uma das causas: aquecimento da água do oceano, derretimento das calotas polares e diminuição das geleiras. No entanto, eles afirmam que, se os blocos de gelo começarem a desaparecer mais rapidamente, o panorama pode mudar e o crescimento do nível pode aumentar em algumas décadas.
“Os efeitos dessa mudança estão sendo sentidos agora”, diz Michael Freilich, diretor da divisão de ciências da Terra da Nasa. Ele exemplificou com as inundações que aconteceram em Miami em função das marés muito altas, o que não era normal na região. Freilich explicou que os efeitos da elevação do nível do mar podem afetar – e muito – outras grandes cidades como Bangladesh e Tóquio.
As descobertas são baseadas em 23 anos de estudos sobre os níveis do mar feitas com base nas informações fornecidas por três satélites da Nasa. Os cientistas da equipe dizem que, apesar de os dados apontarem para um aumento global, os efeitos não são sentidos da mesma maneira em todos os lugares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário