segunda-feira, 4 de julho de 2016

4 eventos astronômicos imperdíveis do mês de julho

 
 
 (Foto: Editora Globo/Feu)
 
4 Juno chega em Júpiter
Lançada pela NASA há quase cinco anos, a sonda carregou instrumentos avançados por mais de 2,8 bilhões de quilômetros e vai chegar a seu destino bem no dia da Independência dos Estados Unidos. Juno vai mapear a atmosfera e a estrutura de Júpiter, investigando como o fortíssimo campo magnético e a monstruosa gravidade do planeta interferem em suas propriedades. Um dos mistérios que podem ser solucionados é se o gigante gasoso tem, ou não, um núcleo sólido, além do motivo pelo qual a famosa Grande Mancha Vermelha vem diminuindo nas últimas décadas.
Lua encontra Júpiter
Cinco dias depois da chegada da sonda Juno em Júpiter, o planeta poderá ser visto bem perto da Lua no céu terrestre, pois os dois astros estarão em conjunção. Não é nada difícil encontrar o fenômeno - quando escurecer, olhe na direção Noroeste. A dupla permanece por ali até mais ou menos 21h, quando se põe no horizonte.
20 Viking 1 pousava em Marte há 40 anos
A missão foi histórica pois marcou o primeiro pouso suave bem-sucedido de uma sonda no planeta vermelho. A Viking 1 foi lançada em agosto de 1975 e tocou a superfície de Marte neste dia, passados exatos 11 meses do lançamento. A sonda enviou de volta imagens detalhadas e também realizou um experimento astrobiológico em uma amostra do solo, à procura de vida.
28 Meteoros em Aquário
Pico da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, causada por fragmentos do cometa 96P Machholz. Até 20 meteoros por hora podem surgir. Procure pela constelação do Aquário, que surge no Leste às 21h e fica visível a noite toda. Pouco antes do nascer do Sol, por volta das 5h do dia 29, ela estará no Oeste — é a melhor hora para observar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário