sábado, 21 de dezembro de 2013

Astronautas concluem caminhada espacial para consertar falha na ISS

Dois astronautas americanos da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) saíram ao espaço neste sábado, na primeira de três incursões planejadas para reparar uma falha no sistema de arrefecimento da plataforma, informou a Nasa neste sábado.
A primeira caminhada começou às 10h21, no horário de Brasília. O objetivo da incursão era substituir uma bomba de um dos circuitos de refrigeração, cuja válvula está bloqueada, impedindo o fluxo normal do amoníaco necessário para manter a estação em uma temperatura adequada. Desde que o problema foi detectado pela primeira vez, em 11 de dezembro, a climatização da estação espacial depende de um segundo circuito de refrigeração.
A missão foi concluída com sucesso às 17h29. Os americanos Rick Mastracchio, 53 anos, e Mike Hopkins, 44, retornaram à câmara de despressurização da ISS após a primeira caminhada, que durou 5 horas e 29 minutos. "Foi um trabalho excelente e muito rápido", comentou um dos supervisores no centro de controle em Houston, Estados Unidos, quando os dois astronautas conseguiram desconectar os quatro tubos da bomba de amoníaco defeituosa, além das conexões elétricas, uma hora e meia antes do previsto.
A Nasa decidiu fazer o conserto o quanto antes, porque, caso houvesse uma falha no segundo sistema, a ISS ficaria em uma situação perigosa, que poderia requerer a retirada de sua tripulação. A falha, no entanto, nunca pôs em risco os seis tripulantes da estação.
A decisão da Nasa de realizar estas caminhadas de emergência levou ao adiamento, para o começo de 2014, do lançamento da cápsula não-tripulada Cygnus, da empresa Orbital Science, que deveria ter realizado sua primeira missão de abastecimento da ISS nesta quinta-feira.
A segunda das três caminhadas deverá ser realizada na próxima segunda-feira, e a última incursão, no dia 25. Existe, porém, a possibilidade de a tarefa ser concluída em apenas duas viagens.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário