quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Produção de alimentos precisa crescer 70% até 2050

O dado foi divulgado nesta terça-feira (03/12), no relatório preliminar Criando um Futuro Sustentável para a Alimentação.
Em menos de 40 anos, seremos 9,6 bilhões de pessoas no planeta, de acordo com estimativa da ONU, e para dar conta de alimentar com dignidade cada uma delas será preciso aumentar em 70% a produção alimentar.
O dado foi divulgado nesta terça-feira (03/12), no relatório preliminar Criando um Futuro Sustentável para a Alimentação. O documento apresenta uma lista de medidas que podem ser adotadas para garantir que, em 2050, toda a população seja alimentada de forma sustentável.
Entre elas:
- conscientizar os cidadãos para que melhorem seus hábitos alimentares;
- aumentar a produtividade das colheitas e da pecuária em terras agrícolas e
- reduzir o desperdício de alimentos e a produção de resíduos, o que diminui o excesso de demanda.
"É preciso focar nos princípios da agricultura de clima inteligente, que faz com que plantações, pecuária, florestas e pesca tenham o potencial de aumentar de forma sustentável a segurança alimentar, a resistência e a redução da pegada de carbono da agricultura. Seguir esta abordagem não é um luxo, é uma necessidade", alerta Juergen Voegele, diretor do Banco Mundial para Agricultura e Serviços Ambientais.
O relatório Criando um Futuro Sustentável para a Alimentação foi produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Banco Mundial e Instituto de Recursos Mundiais. A versão completa do documento será lançada em 2014.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário