quarta-feira, 2 de julho de 2014

Rocha espacial recém-descoberta poderia explicar a diversidade de vida na Terra





Pesquisadores na Suécia encontraram uma nova classe de meteoritos. E essa descoberta, publicada na revista especializada Earth and Planetary Science Letters, pode explicar a diversificação de vida na Terra que se iniciou há 500 milhões de anos. Em outras palavras, poderia indicar por que, hoje, temos espécies tão distintas de animais, plantas e outras criaturas.
O meteorito foi encontrado em um terreno próximo à Estocolmo - uma área em que descobertas do tipo são comuns, já que mais de 100 fragmentos foram encontrados lá só nos últimos 20 anos. Mas todos os meteoritos encontrados por lá eram de uma classe comum, o Condrito de tipo L.
Esses condritos caíram na Terra e causaram o tipo de "destruição" suficiente para estimular a evolução de animais e plantas e criar novas espécies. Mas a chuva de meteoros responsável só foi teria sido provocada por uma colisão de um asteroide grande com um pequeno. E, enquanto os condritos são pertencentes a esse grande asteroide, traços do asteroide menor nunca foram encontrados - até agora.
O meteorito recém-descoberto seria justamente um fragmento desse corpo celeste de composição misteriosa. Para isso ser provado definitivamente, cientistas precisarão verificar se ele não se encaixa em nenhuma classe conhecida de asteroides. Se a resposta for negativa, teremos encontrado prova dessa teoria e a explicação para bichos como estes.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário