quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A ciência perdida na explosão do foguete Antares

 

A explosão do foguete Antares, acontecida nessa terça-feira, chamou a atenção por seu vídeo impressionante. Mas um terço da carga que a cápsula Cygnus (a passageira do foguete) levava era dedicada a experimentos científicos a serem realizados na Estação Espacial Internacional.
"Perdemos uma boa quantidade de material de pesquisa", afirmou Mike Suffredini, gerente da EEI. Ele garantiu que os experimentos perdidos na explosão ainda serão realizados, apesar de serem adiados. "Tudo pode ser substituído com o tempo".
Confira aqui quais experimentos foram adiados devido ao acidente:
1. Experimento estudantil sobre o cultivo de comida no espaço
Estudantes da Academia Duchesne, em Houston, prepararam o experimento que analisaria o cultivo de ervilhas na EEI. Se elas conseguissem crescer no espaço, seriam uma boa opção de comida fresca para astronautas - que, normalmente, não têm acesso a tal regalia.
 2. Instrumento de observação de meteoros
Também estava a bordo um instrumento capaz de determinar a composição de meteoros. Com uma câmera de alta resolução ele registraria o tamanho e a densidade de rochas espaciais, podendo indicar os elementos químicos presentes nelas. A ideia era que essa compreensão maior dos meteoros nos ajudasse a prever possíveis chuvas de meteoros futuras.
3. Colar cervical para astronautas
Astronautas usariam o equipamento para que seu fluxo sanguíneo fosse analisado em tempo real. Com isso, eles conseguiriam compreender e tratar problemas de saúde que apresentam na EEI, como enxaquecas e problemas neurológicos. Na Terra, o mesmo aparelho tem potencial para monitorar pacientes com problemas cardíacos e cerebrais.
4. Outros 18 experimentos científicos estudantis
Esses experimentos teriam sido selecionados em um concurso, dentre 1,487 propostas. Incluíam pesquisas sobre o desenvolvimento de mosquitos no espaço e o apodrecimento de alimentos, como leite.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário