segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sonda lunar chinesa prepara viagem de retorno à Terra

China lança sua primeira sonda espacial de ida e volta à Lua

A sonda chinesa lançada no dia 24 de outubro chegou nesta segunda-feira ao campo gravitacional da Lua e já prepara o retorno à Terra, informou a imprensa estatal.
Sem nome oficial, o veículo experimental deve demorar cerca de 32 horas para iniciar a viagem de retorno. A sonda, que realizará meia volta ao redor da Lua e retornará à Terra no sábado, é a primeira desenvolvida pela China projetada para voltar ao planeta.
O objetivo da missão é testar as tecnologias de retorno, como o controle da navegação ou o escudo de proteção contra o calor gerado pela reentrada na atmosfera.
Os resultados obtidos serão empregados no desenvolvimento da sonda Chang'e 5, prevista para 2017, que deve aterrissar na Lua, pegar amostras e retornar à Terra.
As sondas Chang'e 1 e 2, lançadas respectivamente em 2007 e 2010, realizaram voltas ao redor da Lua, enquanto a Chang'e 3 aterrissou na superfície lunar em dezembro de 2013.
A sonda Chang'e 4 foi desenvolvida como veículo de reserva da Chang'e 3 e é utilizada para experimentação.
O desenvolvimento de tecnologias de retorno pode visar uma missão tripulada à Lua. Entre 2003 e 2013, e astronautas chineses fizeram cinco missões ao espaço a bordo de naves 'Shenzhou'.
A China lançou nesta segunda-feira um satélite para a realização de experimentos científicos. O satélite Shijian-11-08 foi enviado ao espaço por um foguete Longa Marcha 2C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário