domingo, 19 de outubro de 2014

Arqueólogos descobrem esfinge de 'Os dez mandamentos', 91 anos depois

Uma das esfinges feitas pela equipe de 'Os dez mandamentos', em 1923 Foto: History Center of San Luis Obispo County / Divulgação
 
Não é normal encontrar arqueólogos encontrarem uma esfinge nos Estados Unidos — a não ser que eles estejam em Hollywood. De acordo com o portal LiveScience, um grupo buscava em um deserto na Califórnia vestígios do set abandonado de "Os dez mandamentos", de 1923, quando encontrou a obra de gesso de quase 5 metros de altura.
Além da esfinge encontrada, a produção do clássico de Cecil B. DeMille produziu outras 20, que acredita-se terem sido destruídas. As gravações do épico bíblico aconteceram em um deserto próximo a Guadalupe (na região de Santa Barbara).
Para fazer o longa, DeMille e a equipe precisaram montar todo o cenário, já que seria impossível reproduzir o ambiente com a tecnologia da época. Ao final, após destruir boa parte do set, abandonaram o local, que acabou sendo coberto pelas dunas.



Agora, com a descoberta da peça de 91 anos quase intacta, ela será restaurada e exposta em um museu local no ano que vem. Ela se juntará a outros objetos do longa encontrados, como a cabeça de outra esfinge, desenterrada em 2012.
Com Theodore Roberts, Charles de Rochefort e Estelle Taylor, "Os dez mandamentos" é um dos filmes clássicos de DeMille, um dos diretores mais importantes da geração do cinema mudo. Trinta e três anos mais tarde, em 1956, ele recriou a obra, com Charlton Heston no papel de Moisés.



Nenhum comentário:

Postar um comentário