sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Acampamento Farroupilha




Bah! Vinte de Setembro para os gaúchos é como Natal, aniversário, não pode passar em branco. Todos os anos repetem-se as festanças... Acampamento farroupilha, o desfile, as churasqueadas, tudo como demonstração do orgulho pela cultura dos pagos. O acampamento é enorme e repleto de piquetes temáticos, artesanato gaúcho, música tradicionalista, e conto de causos, entre outros... A roda de chimarrão desde o amanhecer, o fogo trepidando com a carne espetada, a roda de amigos para conversar e contar histórias campeiras, é uma constante. A sensação no acampamento é de estar fora da cidade, no campo, não fossem os prédios que se avistam ao redor, daria para esquecer que é Porto Alegre.


É um clima diferente: Misto de campo e cidade onde a indumentária faz a diferença! Gaúchos de bota, bombacha, lenço no pescoço, chapéu com o mais variado tamanho de abas. As prendas com seus vestidos longos, rodados, flores nos cabelos... As idades são as mais variadas possíveis e vê-se nas crianças e jovens, o mesmo amor pelas tradições, confirmando que as novas gerações que por lá circulam, serão os mesmos que continuarão cultuando e perpetuando o legado dos antepassados, para que nunca se perca o amor pelas tradições e o orgulho de ser gaúcho!!! Trilegal!!!

A inovação do Desfile Farroupilha, neste ano, será o seu desmembramento - Um temático com carros alegóricos, apresentando como enredo "As façanhas Farroupilhas", no sábado à noite, e, no domingo, o Desfile Cívico, Militar e Tradicional. Achei ótimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário