quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Por que homens e mulheres não engordam da mesma forma?

Confesso que sou uma pessoa curiosa em relação à pesquisas. Não fico procurando mas, quando encontro publicações sobre o assunto, não deixo de ler e refletir sobre suas peculiaridades e seus resultados práticos! Recentemente, encontrei esta:
Por que homens e mulheres não engordam da mesma forma?


Porque a maioria das mulheres está sempre preocupada com o peso e as curvas do corpo? Parece uma injustiça da natureza que elas acumulem mais gorduras que os homens mesmo comendo menos calorias. Pois, um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália revelou recentemente que a razão dessa diferença é uma exclusividade feminina: A possibilidade de engravidar!


Já era sabido que o estrogênio, hormônio que dá as características femininas às mulheres, reduz a habilidade de queimar energias depois de comer. Isso causa um maior acúmulo de gorduras. Em geral, as mulheres têm entre 6 e 11% mais gorduras do que os homens. O que esse estudo trouxe de novo é a conclusão de que a razão para essa economia na queima de energia é a preparação para a gravidez!!! Será???


Para o professor Anthony O'Sullivan, autor da pesquisa, a capacidade das mulheres de armazenar mais gordura está ligada à evolução da espécie - as reservas podem ter sido necessárias há milhares de anos, quando os alimentos eram mais escassos e a vida exigia mais atividades físicas - mas, ainda é preciso estudar mais o papel do estrogênio na regulação da gordura do corpo. Isso porque segundo outras pesquisas, as mulheres gastam mais calorias do que os homens durante os exercícios físicos e tendem a ingerir menos alimentos.


Como se vê ainda não é um estudo conclusivo... Vamos continuar com a mesma pergunta???!!!


(Fonte: site da Revista Época-set/09-Ed. Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário