quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sepé Tiaraju- no "Livro dos Heróis da Pátria"

RUÍNAS DE SÃO MIGUEL











Uma Lei sancionada e publicada: Inscreve o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no "Livro dos Heróis da Pátria" (fica no Panteão da Liberdade e Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília). A iniciativa comemora os 250 anos da morte do guarani que liderou os indígenas dos sete Povos das Missões, no Rs, contra as tropas portuguesas e espanholas. Morreu em combate contra o exército espanhol na Batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos.
Os Sete Povos fazem parte de um importante capítulo da história do Rio Grande do Sul, a nossa história! Deram origem a cidades prósperas, auxiliaram na delimitação de fronteiras e foram tema para a formação de um grande folclore regionalista de tom heróico em torno das figuras dos jesuítas e dos índios, dentre os quais em especial, Sepé Tiaraju.
A cultura desenvolvida nestes centros chegou a alto nível de complexidade em termos de arte, urbanismo e harmonia social e suas relíquias ainda podem ser vistas nos sítios arqueológicos e museus. Sua importância é tamanha que foi digna de atenção da UNESCO, e o acervo de estatuária que se preservou e está espalhado em coleções privadas e públicas é hoje patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário