quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Qual é o sexo do seu cérebro?




Alguém já se perguntou qual é o sexo do seu cérebro?

Pois é: Mais uma pesquisa, agora, mexendo com nosso "cérebro"... Estudos afirmam que o cérebro humano pode ser feminino ou masculino independente do sexo biológico de uma pessoa. Diz que a diferença no corpo de homens e mulheres estão além da aparência e dos órgãos sexuais. A ciência detectou que o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre os dois sexos. Voce consegue saber se seu amigo está triste ou irritado só de olhar para ele? Essa é uma característica de um cérebro feminino. Mas, um homem também pode ter sensibilidade e outros comportamentos geralmente atribuídos ao cérebro feminino. Isso porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo!


A diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Segundo a neuropsicologista, Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde foi feito o estudo, durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade , por isso desenvolveram um cérebro mais social.


Os homens por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam apenas com sinais. Anne Moir está desenvolvendo uma linha de pesquisas para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres. Ela acredita que a diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas do homossexualismo "Se a concentração de testoterona no útero da mãe está mais baixa do que o padrão para os homens, então o "centro sexual" do cérebro será feminino e este homem sentirá atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o "centro sexual" será masculino e ele sentirá atração por mulheres". Para compor uma linha maior de pesquisa para entender melhor as diferenças, ela desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do seu cérebro!


Quem estiver curioso(a) e quiser contribuir para o andamento da pesquisa, é só fazer o teste, que está disponível no site do Terra. Procurar a matéria com este título: "Qual é o sexo do seu cérebro"? Pronto! fica sabendo logo...


Tomara que os resultados de sua pesquisa permitam um avanço social e uma maior aceitação das características intrínsecas de cada um!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário