terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aliança Militar




Não posso deixar que passe em branco, vou fazer o registro, por ser o assunto do momento:
Brasil assina acordo de R$ 24 bilhões com a França. Foi concebido para renovar a sucateada frota da Marinha, proteger a Amazônia e a riqueza subterrânea das mega-reservas nacionais de petróleo.


Pelo contrato celebrado, o Brasil comprará quatro submarinos convencionais, o casco de um submarino nuclear, 50 helicópteros militares e 36 caças franceses "Rafale". Os dois países também mostraram disposição para desenvolver uma grande indústria aeronáutica e construir e vender aviões em conjunto!!!??? Outros países, como EUA, Alemanha e Suécia também estavam na disputa , mas, o governo brasileiro optou pela França como parceiro militar, pela transferência de tecnologia durante a construção do submarino nuclear, garantia que não foi fornecida, por exemplo, pela Alemanha. Mas, nos bastidores do Congresso, ventila-se que a preferência pelos franceses garante o apoio do presidente Nicolas Sarkozy, ao ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Para viabilizar a aquisição do pacote bélico, o governo está contraindo um empréstimo de R$ 17 bilhões com bancos europeus, para pagamento em 20 anos!!!
Será que era necessário? ou é desnecessário? Só o tempo nos dirá! Ainda veremos muitos debates e desdobramentos sobre este acordo...!
Em tempo: A escolha dos aviões Dessault Rafale-3 surpreendeu as Forças Armadas e o Ministro da Defesa brasileiro recuou admitindo que o anúncio foi prematuro. Mas, o processo está em andamento. Se for confirmado, o primeiro supersônico chegará ao Brasil em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário