quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia mundial sem carro...


Muito boa a iniciativa do Dia Mundial sem carro!

Da maneira como estamos vivendo com acesso a todo tipo de tecnologia, estamos esquecendo dos cuidados com nosso corpo, "nossa máquina", nossa saúde! Hábitos considerados muito simples, transformamos em grandes problemas por desconsiderar que uma caminhada para realizar pequenas tarefas, por exemplo, pode ser muito mais saudável e estimulante do que parece.

Encontrei este texto do professor Renato Dutra - Revista Veja, e achei as sujestões bem interessantes. É claro que cada um deve encontrar seus parâmetros de acordo com suas necessidades e sua realidade, mas uma tomada de consciência é inevitável!

"O grande desafio é transformar o Dia Mundial sem carro, em um mês, um ano, ou seja, um hábito! E, ainda outra sujestão: Que tal criar o Dia Mundial sem escada rolante, o Dia sem elevador ou o Dia sem controle remoto?

É preciso combater a preguiça com mais firmeza. temos de pensar que se for possível devemos andar um, dois, três kilômetros a pé, para ir a um determinado compromisso, por exemplo. Por que não? Foi criada na atual sociedade uma estranha cultura que valoriza a economia do esforço físico - quanto mais tecnológico, melhor.

Diminuir o uso do carro e das tecnologias que economizam esforço físico ajuda muito a combater o sobrepeso e as doenças hipocinéticas, as causadas pela baixa quantidade de movimentos". Além de que, o meio ambiente também agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário