quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Qualidade de vida...




Lembrando do Dia 1º de setembro, dedicado ao Profissional de Educação Física, um lembrete da importância deste profissional: Hoje discute-se muito sobre longevidade e melhoria das condições físicas e emocionais para um público que chegou na terceira idade. Na medida em que os avanços da medicina e os cuidados com a saúde da população idosa tem crescido nas últimas décadas, os educadores físicos também têm um papel primordial , voltado para este público: Ajudar a melhorar a condição física, através de programas elaborados que visem seu bem estar, proporcionando-lhe uma vida melhor. Espírito e corpo devem estar afinados para a "máquina" funcionar em uníssono!
Os benefícios das atividades físicas para a terceira idade se dão em duas esferas: físico e emocional:
FÍSICO: Aumento da força muscular, da densidade óssea( a osteoporose acomete muitos idosos, podendo provocar fraturas), melhora do equilíbrio, coordenação. Enfim, promove ganhos para que o indivíduo possa realizar com maior independência e menor risco de acidentes as atividades do cotidiano.
EMOCIONAL: Diminuição da depressão, aumento da auto-estima, maior desejo de convívio social e maior autoconfiança.
Portanto, a condição física é primordial para a satisfação pessoal e não é só para terceira idade não, mas, um benefício para todas as idades! Quem não vai ficar satisfeito sendo independente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário