quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A cubana Yoani Sánchez, autora do Blog "Generacion Y", foi agraciada nesta quarta-feira com o prêmio Maria Moors Cabot, concedido pela Universidade de Columbia, Nova York. Yoani, no entanto não pode receber a premiação, porque o governo de Cuba a impediu de viajar aos EUA.

Os textos publicados por Yoani em seu blog, contando detalhes diários do dia a dia em Cuba, são traduzidos para 17 idiomas (entre eles Português), por uma equipe internacional de colaboradores, mas não podem ser lidos no seu país. A revista virtual "Desde Cuba", que hospedava o blog desde que foi criado em 2007, foi bloqueado pelo governo em março do ano passado. Por usar servidores estrangeiros, porém, os sites podem ser lidos por quem está fora da ilha, o que estimula os blogueiros a enfrentarem as precárias condições de acesso à Internet para publicarem seus textos.

Alguns meses depois,Yoani e alguns colegas fundaram o portal "Voces Cubanas", que abriga 15 blogs - e que em agosto, deste ano, foi também bloqueado.

Uma coletânea de textos do blog de Yoani, "De Cuba com carinho", foi lançada no Brasil recentemente pela Contexto. A editora tenta fazer uma cerimônia de lançamento com a presença da autora, mas até agora, o governo de Cuba não autorizou a viagem, apesar dos apelos do Itamaraty e do Congresso.(Fonte Globo on-line)

Que pena não ser reconhecida no próprio país! Este prêmio, somado a outros que ela ganhou são provas suficientes de seu incontestável talento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário