sábado, 31 de outubro de 2009

Exposição Auguste Rodin




Original em gesso e a escultura em bronze"O Pensador"-1881


Criatividade, ousadia, movimento e arte! Todas essas palavras estarão reunidas na exposição "Auguste Rodin, homem e gênio" que inaugurou dia 27 de outubro no Palacete das Artes Museu Rodin Bahia. São 62 peças originais do pai da escultura moderna que ficarão expostas durante tres anos na instituição - inserida nas comemorações do ano da França no Brasil. É inédita no país, uma vez que cada uma das peças é original. É a matriz que serviu de molde para as cópias que foram feitas de bronze, mármore e gesso.
A emoção de se apreciar tais peças raras a curta distância é enlevadapelo fato de que algumas se veem claramente as marcas de dedos de Rodin fazendo seu trabalho.

O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) é considerado um dos mais importantes artistas de sua época, tendo tido o mérito de novamente valorizar a escultura numa época em que a pintura consolidava-se como principal manifestação plástica. Os críticos acreditam que o trabalho de Rodin condensa vários estilos artísticos do século XX, como o Romantismo, o Realismo, o Simbolismo e o Impressionismo. Apesar disso, possui um forte estilo próprio que emerge dessas várias influências num trabalho único e considerado genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário