domingo, 11 de outubro de 2009


O Ministério da Cultura da França finalmente concordou, nesta sexta-feira, em devolver alguns artefatos reclamados pelos egípcios, que seriam os fragmentos retirados da parede pintada de uma tumba de 3200 anos, que fica próxima ao templo de Luxor. A posse das peças causou o rompimento nos laços entre o Museu do Louvre, que resiste na devolução das peças, e o Egito. Zahi Hawass, do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, afirmou recentemente que tem feito da recuperação de antiguidades supostamente roubadas do país uma de suas prioridades no cargo. Milhares de peças foram retiradas do Egito durante o período colonial e também posteriormente por arqueólogos, aventureiros e ladrões.

A França está cheia de peças egípcias como o Obelisco do Palácio de Luxor na Praça da Concórdia, em Paris, oferecido à França por um vice-rei egípcio no século XIX. Os salões têm esculturas, sarcófagos e outros trabalhos no Louvre. O rompimento de relações entre Egito e o Louvre poderia colocar em risco escavações futuras promovidas pelo museu no país. O governo egípcio interrompeu as escavações na necrópole de Saqqara, perto do Cairo, e cancelou a palestra de uma ex-curadora do museu francês. Após o anúncio de Hawass, na quarta-feira, tanto o Louvre quanto o Ministério da Cultura da França disseram estar prontos para devolver as peças ao Egito.

Nos EUA, o governo tomou medidas legais, na quinta-feira, para a devolução de um sarcófago de 3 mil anos ao Egito. segundo autoridades egípcias, o sarcófago provavelmente foi retirado ilegalmente do país anos atrás. Que pena isto acontecer com tamanhas relíquias das civilizações antigas!!!
Fonte- Jornal C. do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário