sexta-feira, 22 de maio de 2015

Japão irá cimentar fundo do oceano próximo à usina nuclear

Foto divulgada pela Tepco, operadora japonesa da usina de Fukushima, mostra o momento em que o tsunami invade a usina nuclear no nordeste do Japão
 
A Tepco, operadora da usina nuclear de Fukushima, no Japão, começará nesta quarta-feira a cobrir com cimento o fundo do mar ao redor da central para prevenir a propagação de substâncias radioativas no oceano, informou a rede de televisão 'NHK'.
A companhia anunciou que jogará cimento e argila numa área de 70 mil metros quadrados próximos ao reator número 6 de Fukushima. Com a operação, que deve durar quatro meses, a Tepco pretende cobrir o fundo do mar com uma camada de seis centímetros para evitar que o material contaminado em torno da usina se expanda por um período de 50 anos.
Recentemente, foram detectados níveis de césio radioativo no mar, principalmente devido à água contaminada filtrada pela usina. No final de junho, a Tepco detectou no fundo marinho a presença de estrôncio-89 e estrôncio-90, dois elementos gerados pela fissão de átomos de urânio e que têm vida média de 29 anos.
A companhia optou por cobrir o fundo do mar por temer que ondas e movimentos dos navios dispersassem o material radioativo próximo à central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário