sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Como assistir à rara conjunção de Vênus, Marte e Júpiter que acontece durante essa semana

conjuncao-planetas-2

Ao longo das próximas noites, quem observar o céu poderá ver Vênus, Marte e Júpiter andando juntos no céu da manhã. Aqui está o que você precisa saber sobre essa rara conjunção e como assistir.
De agora até a primeira semana de novembro, os planetas mais brilhantes no céu da noite - Vênus, Marte e Júpiter - vão aparecer como um trio de pontos brilhantes nas horas próximas ao amanhecer. E você não precisará de binóculo nem telescópio para ver. Essa conjunção rara não vai acontecer de novo até janeiro de 2021.
A melhor hora para ver os planetas será pouco antes do nascer do sol em direção ao leste, em todo o mundo, onde quer que haja um céu claro.
O maior e mais brilhante será Vênus. O gigante gasoso Júpiter vai aparecer 12 vezes mais fraco, e Marte 250 vezes mais fraco. Marte vai aparecer em uma direção ESE a uma altura de cerca de 25 graus acima do horizonte, enquanto Júpiter estará um pouco acima.
Segundo o astrônomo amador Ian Musgrave da Universidade de Adelaide:
"Os planetas não estão próximos em um sentido literal. Eles ainda estão milhões de quilômetros distantes um dos outros, mas eles atingiram um ponto em suas órbitas em que aparecem alinhados da nossa perspectiva da Terra. Como Sam Lindsay da Royal Astronomical Society disse à BBC, o agrupamento é aleatório, e os planetas estão "caminhando em suas próprias órbitas ao redor do sol, o que leva tempo diferente para eles caminharem, e eles chegaram a um ponto em que aparecem alinhados no céu da Terra."
A Lua crescente vai se juntar aos planetas na semana que vem.
"No dia 7 de novembro, Júpiter e a Lua crescente estarão bem próximos, com Vênus e Júpiter logo abaixo," destacou Musgrave à ABC News. "E então no dia oito, você verá dois planetas, Marte e Vênus, bem próximos e também perto da Lua, de uma forma que deve ficar fantástica nas primeiras horas do dia." 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário