quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CUBISMO- Movimento Artístico- séc XX

"LES DEMOISELLES d'AVIGNON" - Pablo Picasso
Estive visitando no Margs, a Exposição de "Arte na França-1860-1960". Fiquei impressionada e até comovida pela ótima energia resultante da visão das obras magníficas, ali expostas. Para marcar a visita, escolhi para ilustrar, esta pintura belíssima de Pablo Picasso (que não faz parte dessa Exposição ) mas, por sua importância reconhecida, como a obra fundadora da Arte Moderna, e que já completou 100 anos. A crítica da época recebeu como "horrível", "chocante", "monstruosa"! por isso ficou muitos anos guardada e esquecida.
É a representação de cinco prostitutas, duas delas com o rosto coberto por máscaras africanas. Uma pintura enigmática, difícil de ler e misteriosa, sendo esta a chave de sua magia. O movimento artístico, Cubismo, da qual ela é considerada o marco principal, surgiu no séc.XX e foi o mais influente desse período. Com suas formas geométricas representadas, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento. Abriu caminhos para transgredir convenções e as tradições visuais naturalistas do Ocidente. Subverteu por completo as regras de representar a figura humana e os objetos e desconstruiu o corpo e a separação entre figura e fundo. A anatomia foi subordinada à geometria e a luminosidade sem compromissos com a natureza, totalmente livre.
A arte deixou de ser cópia ou ilustração do que é entendida como real. "Les Demoiselles d'Avignon" foi uma revolução na história do olhar do século, e um dos marcos iniciadores da nova verdade da arte moderna, apreendida na ordenação geométrica e não mais na anatomia!!!
Na verdade, quando vamos a uma exposição e vislumbramos os trabalhos ali expostos, não temos idéia do que os artistas precisaram "provar", para serem entendidos... As histórias de pintores famosos, são incríveis!!! Era muito difícil, antigamente, sobreviver através da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário