sábado, 15 de agosto de 2009

Sincronicidade!


Sempre fui muito curiosa a respeito de alguns fatos que à primeira vista podem parecer estranhos, mas, que diariamente nos deparamos e que intriga pela forma como acontecem. Por exemplo: Você já teve a sensação de que alguém ou alguma coisa estava observando você? Você já teve a sensação de que deveria seguir um determinado caminho, ainda que parecesse o caminho errado? Você já desistiu de uma viagem por alguma inquietação estranha? Você já pensou sobre as estranhas coincidências que unem as pessoas?
Pois isso é a sincronicidade em ação. Lendo o livro de Deike Begg, "Sincronicidade - A Promessa da Coincidência", encontramos as respostas para fatos que não entendemos como acontecem... Ela aborda idéias sobre propósito, oportunidade, promessa e providência, e fala sobre a questão do destino - as maneiras curiosas pelas quais muitas vezes as pessoas que estão predestinadas a ficar juntas se encontram. E revela, acima de tudo, o extraordinário significado dos acontecimentos sincrônicos e o papel importante que desempenham em nossa vida. Com isso já é um bom motivo para ler o livro, pois, eu duvido que alguém me diga não ter curiosidade de saber mais sobre o assunto ou que nunca percebeu pelo menos um caso de sincronicidade em sua vida!!!
A palavra foi inventada pelo Psicólogo suiço C.G.Jung em 1929 chamando a atenção do público para a idéia das coincidências significativas. Um acontecimento sincrônico não tem apenas algo misterioso em si, inexplicável e surpreendente, mas também tem um significado importante para a pessoa envolvida. Os sonhos constituem uma das fontes mais comuns de fenômenos sincrônicos. Durante o sono, a consciência comum "dorme", dando ao inconsciente a oportunidade de apresentar-se e falar. Embora na maior parte do tempo os sonhos pareçam tratar apenas de coisas insípidas e corriqueiras de todos os dias, isso realmente está longe de ser verdade. Os sonhos refletirão imagens e experiências de nosso cotidiano, sim, mas os transformarão em imagens profundas do inconsciente. As comunicações que recebemos daí, constituem sempre algo que não sabemos ainda, mas que deveríamos saber, algo que se aplica a nossa vida "agora". Muitas vezes eles nos dão um lampejo intuitivo de acontecimentos futuros que podem ser ou não ser tão importantes. A sincronicidade acontece de várias maneiras em nossa vida. É como se ouvíssemos uma voz interior comandando nossos passos e nos aproximando ou distanciando de certos acontecimentos que podem ser positivos ou negativos. Chamamos de destino e eu ainda digo que foi minha intuição ou meu sexto sentido!!! Que comandou ou atraiu tal coisa... ???
Para a maioria das pessoas, os relacionamentos é que fazem o mundo girar. Sem a intimidade, sem alguém especial na nossa vida, "nenhuma fortuna ou status", se igualará aos benefícios que advém desta relação. Ficamos inquietos, perturbados até meio fora de nós mesmos quando estamos apaixonados. O amor à primeira vista é um acontecimento sincrônico que ocorre no momento oportuno, ainda que as duas pessoas envolvidas, devam esperar algum tempo, até que possam solucionar assuntos práticos, para ficar juntos. Pois, não é que o amor pode fazer com que as coisas mais extraordinárias aconteçam no mundo físico que nos cerca? Quando duas pessoas estão predestinadas a ficarem juntas, nada no mundo pode separá-las. As circunstâncias solucionarão os assuntos de maneira que a união se torne possível, mesmo que se passe muito tempo desde o primeiro encontro, até que isto possa acontecer. No livro há vários relatos a respeito, que são incríveis de acreditar, mas quem de nós não terá algo semelhante que já lhe aconteceu, para relatar?
Finalizando, conforme Jung, "Sincronicidade são acontecimentos que não se relacionam por relação casual mas por relação de significados ou seja, de "consciência significativa".

Um comentário: