quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fotografias do séc.XIX


Notoriamente D.Pedro II foi um dos primeiros, no mundo, a se interessar por fotografias. Formou uma das maiores coleções de imagens do séc. XIX, hoje, tombada no Programa Memória do Mundo da Unesco, organização cultural, científica e educacional das Nações Unidas. Um panorama do século, seu povo, seus costumes e sua terra na visão dos primeiros fotógrafos do mundo e a mando de um dos mais interessantes monarcas da História. Só assim justifica-se o insaciável interesse pela Coleção Imperatriz Thereza Christina Maria, as 21.742 fotos que D.Pedro II juntou durante seu reinado e fez questão de deixar aos cuidados da Biblioteca Nacional antes de embarcar, em 1889, para Paris, onde morreria dois anos depois, aos 66 anos. A coleção de fotos de D.Pedro II foi apresentada à organização e, ao lado de outras 23, acabou escolhida para o tombamento.

Dizem que em suas viagens, D. Pedro II andava sempre com um fotógrafo à tiracolo. Como a patente do processo fotográfico é de 1839, ele acompanhou toda a evolução da fotografia, naquele século, sendo esta a razão pela qual, despertou o interesse da Unesco.

Estamos mostrando ao mundo que temos uma história e um passado que foi visualmente documentado, tornando-se um legado importante, uma memória viva do século XIX !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário