sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fotos retratam beleza e declínio dos polos gelados da Terra

O degelo nas camadas polares fez com que o nível do mar aumentasse 11 milímetros nas últimas duas décadas, segundo um levantamento publicado pela revista Science.
O levantamento, que reúne resultados obtidos por mais de 20 equipes de pesquisa especializadas no polos gelados da Terra, está sendo considerado o mais "definitivo" já feito.
Até então, pesquisas isoladas obtinham resultados parciais - ora de degelo, ora de aumento da massa polar - gerando estimativas díspares e incertezas.
Em áreas como a Groenlândia, houve, por exemplo, perda de gelo no somatório total. Já a Antártida apresentou um quadro variado em suas diferentes regiões e um total inalterado de massa de gelo.

Especialistas em estudos por satélites uniram forças para obter os dados que embasam o estudo. Neste acampamento, cientistas britânicos analisaram a região da Península Antártida. Os estudos foram comandados pelo professor Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds (Grã-Bretanha), e Erik Ivins, de um laboratório da Nasa, a agência especial americana, e combinam observações de dez diferentes missões de satélites.
 
 
O monitoramento por satélite permite uma análise mais detalhada dos polos ao longo dos anos.
 
 
Sol da meia-noite reflete em iceberg na Baía de Disko, na Groenlândia. Boa parte da perda anual de
 gelo ocorre com a erosão de icebergs como na foto.
 
 
 
A taxa de degelo da Groenlândia aumentou quase cinco vezes desde meados dos anos 1990. Em comparação, ainda que as mudanças regionais no gelo da Antártida sejam muitas vezes surpreendentes, o balanço geral permanece razoavelmente constante, pelo menos de acordo com as medidas de satélite a que tivemos acesso", diz Ivins. Na foto, um iceberg na Baía Disko, na Groenlândia.
 
 
"O sucesso desta iniciativa se deve à cooperação da comunidade científica internacional e a sensores precisos de satélites oferecidos pelas agências espaciais", diz Shepherd. "Sem esses esforços, não poderíamos dizer às pessoas com certeza que nossas coberturas de gelo estão mudando nem pôr fim a dúvidas que persistiram durante anos." Na foto, cobertura de gelo da Groenlândia.
 
 
 A perda de cobertura de gelo já havia sido reportada anteriormente pelo Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) em 2007, mas não estava claro se a Antártida estaria crescendo ou encolhendo. Agora, estimativas sugerem que tanto a Antártida como a Groenlândia (na foto acima) estão perdendo gelo.
 
 
 O novo estudo mostra que o derretimento de gelo aumentou, causando a elevação anual de até 0,95mm no nível dos mares. Na foto, o sol da meia-noite refletido no gelo da Groenlândia.
 
 
A aceleração do derretimento polar tem implicações profundas. Nos locais onde o gelo desaparece por completo, a superfície perde seu poder natural de refletir a radiação solar de volta ao espaço. As águas ficam mais escuras e, assim, absorvem mais calor. Na foto, o Sol reflete em montanhas e icebergs na ilha Adelaide, na Antártida.
 
 
Pesquisas prévias indicam que uma grande redução no gelo dos mares deve impactar a rota de ventos que controlam o nosso sistema climático e as tempestades.
 
 
 
  Na foto, Hamish Pritchard, em uma expedição britânica na Antártida. Um esforço colaborativo de 47 pesquisadores vem coletando amostras de rochas para entender mais sobre o degelo polar.
BBC.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário