sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Letreiro que venera líder norte-coreano pode ser visto do espaço

Um gigante letreiro de 15 caracteres espalhados por uma área de 550 m pode ser visto do espaço, segundo publica o site jornal britânico The Telegraph nesta quinta-feira. A imagem do letreiro, que diz "Vida Longa ao General Kim Jong-un, o Sol Brilhante", foi capturada por um satélite e está visível no Google Earth.
Encravado nas colinas da Província de Ryanggan, próximo à fronteira com a China, o letreiro faria parte de um projeto para promover o culto à personalidade do líder norte-coreano, que assumiu o controle do país após a morte de seu pai, Kim Jong-il, em 17 de dezembro de 2011.
O culto à personalidade de seu líder máximo não é nenhuma novidade na Coreia do Norte. Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual comandante, tem um letreiro semelhante em sua homenagem que diz: "Vida longa ao grande líder Kim Il-sung e sua ideologia revolucionária".
A construção da imagem ganhou outras proporções no regime de Kim Jong-il. A propaganda oficial do Partido Comunista norte-coreano informava que ele escrevera 1,5 mil livros durante os três anos que passou na universidade, compôs seis óperas em dois anos e inventou o hambúrguer, entre outras coisas.
Em outubro, o Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul divulgou uma estimativa de que o governo de seus vizinhos do norte está gastando cerca de US$ 330 milhões (US$ 690 milhões) com propaganda favorável à família Kim. Em agosto, selos com o rosto de Kim Jong-un foram lançados e uma série saudando os feitos do líder está para ter seu primeiro livro publicado, informa o Telegraph.

Nenhum comentário:

Postar um comentário