quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Um décimo das bombas atômicas que existem já nos riscaria do mapa

Apenas 9 países têm armas nucleares, entre Rússia, EUA, China e Índia. Parece pouco, mas, segundo o físico da USP José Goldemberg, é mais que suficiente para nos riscar do mapa. “Bastaria lançar um décimo das bombas que existem hoje para dizimar a população da Terra.”
Estima-se que haja em torno de 19 mil armas nucleares no mundo. A mais temível é a B83, equivalente a 692 bombas de Hiroshima. Pertence aos EUA, que detêm 40% do arsenal nuclear do planeta. Mas a Rússia é que domina, com 50%. O maior teste nuclear realizado até hoje ocorreu lá, em 1961, com a explosão da Tsar, equivalente a 4.615 bombas de Hiroshima.
        O Tratado de Não-Proliferação Nuclear entrou em vigor nos anos 70 e já teve adesão de 189 países, incluindo EUA e Rússia, que se comprometem a um gradual desarmamento. Mas Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte, que também possuem armas nucleares, não fazem parte do acordo. Se suas bombas atômicas saírem do repouso, promoverão o maior genocídio de nossa história — dando um fim de vez a ela.
Vantagem
Existe um tratado assinado por 189 países que prometem não usar bombas atômicas.
Desvantagem Há nações fora do tratado. E elas possuem armas nucleares.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário