domingo, 29 de junho de 2014

Nasa testa lançamento de disco voador

Veículo em forma de disco voador foi carregado por balão de hélio

Depois de vários atrasos por conta do clima, a Nasa lançou neste sábado na atmosfera da Terra um veículo em formado de disco voador carregado por um balão de hélio. O procedimento faz parte de um teste da tecnologia que pode ser usada para pousar em Marte. Desde que um par de sondas espaciais do programa Viking pousou no planeta vermelho em 1976, a Nasa vinha trabalhando com o mesmo design.
O voo experimental de 150 milhões de dólares testa um novo veículo e uma espécie de "paraquedas gigante" desenhado para permitir o pouso de veículos espaciais mais pesados e, eventualmente, transportar astronautas. Espectadores pelo mundo puderam acompanhar partes da missão por meio de uma transmissão por internet em tempo real. Câmeras a bordo do veículo fazem imagens em baixa resolução.
A decolagem ocorreu às 11h40, na ilha havaiana de Kauai, de onde o balão impulsionou o veículo para a região do Pacífico. O motor de foguete deve ser acionado, carregando o veículo para 55 quilômetros de altura em velocidade supersônica. O ambiente a esta altura é similar ao da fina atmosfera marciana. Na volta para a Terra, um tubo ao redor do equipamento deve expandir para desacelerá-lo e permitir o pouso no oceano.
O teste havia sido adiado seis vezes por conta de ventos fortes. Ventos precisam estar calmos para que o balão não seja carregado para zonas em que voos não são permitidos. Engenheiros planejam analisar as informações e conduzir vários outros voos antes de levar a tecnologia para uma missão a Marte. "Queremos testá-los onde é mais barato para termos certeza de que eles funcionarão lá", disse o gerente do projeto, Mark Adler.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário