terça-feira, 10 de junho de 2014

Nasa transmite vídeos da Estação Espacial Internacional através de um laser

Desenho feito por artista mostra como seria o Opal em ação (Foto: nasa)

Hello, World!" foi a mensagem que a Estação Espacial Internacional (EEI) transmitiu através de um laser, direto do espaço para a Terra. O experimento foi feito através do Optical Payload for Lasercomm Science (OPALS), um transmissor de laser que foi transportado para a EEI há alguns meses.
A transmissão durou 148 segundos e demorou apenas 3,5 segundos para ser enviada pela equipe da EEI. O método tradicional demoraria 10 minutos.
A ideia é criar formas de transmitir dados do espaço para a Terra de uma forma mais veloz - transmitindo de dez a mil vezes mais dados do que as formas atuais de comunicação, baseadas em ondas de rádio pelo espectro eletromagnético. Dessa forma, novas missões poderiam usar esse tipo de comunicação - especialmente a antecipada missão para Marte.
Como a Estação Espacial Internacional se move a uma velocidade de 27 mil km/h, a "mira" do OPALs para transmitir o vídeo precisa ser extremamente precisa, o equivalente a apontar com uma caneta laser para um fio de cabelo de uma pessoa a uma distância de nove metros e acertar.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário