sábado, 24 de janeiro de 2015

A desigualdade global em sete bolas de neve

 
"Metade da população global vive entre a bicicleta e o carro", explica o professor sueco Hans Rosling, especialista em desigualdade do Instituto Karolinska.
Em uma entrevista à BBC na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o professor juntou sete bolas de neve para explicar a distância entre ricos e pobres no mundo.
Rosling diz que a situação mundial melhorou, que muitas pessoas vivem hoje nas bolas de neve "do meio" - bolas que não existiam no passado, quando só havia um mundo desenvolvido e o mundo em desenvolvimento.
Ele cita o Brasil como exemplo de um país emergente com uma numerosa classe média, que conquistou poder de consumo - e se encontra "nas bolas do meio".
"A desigualdade no mundo está diminuindo, mas nos países (está) aumentando. É um pouco complicado", explica Rosling.
"A distância entre os pobres em paises em desenvolvimento e os ricos do mundo desenvolvido está diminuindo. Então, a desigualdade no mundo cai."
"Porém, dentro dos países em desenvolvimento, apesar de os pobres terem melhorado, os ricos ficaram ainda mais ricos, o problema está dentro dos países. Isso é o que chateia as pessoas, a falta de dinheiro e principalmente o estigma social diante da falta de condições básicas."
BBC Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário