domingo, 11 de janeiro de 2015

Moradores da Ilha de Páscoa teriam morrido após chegada dos europeus

Ahu Tongariki, na Ilha de Páscoa
 
Um estudo da Virginia Commonwealth University publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, questiona a teoria de que os moradores da Ilha de Páscoa teriam morrido de fome ou recorrido ao canibalismo.
Segundo os pesquisadores, a população teria morrido com a chegada dos europeus, que trouxeram com eles doenças como a sífilis e a varíola.
Os cientistas acreditam que a sociedade pré-histórica Rapa Nui, como são conhecidos os moradores da ilha, desmoronou por causa de séculos de crescimento populacional descontrolado que causou o desmatamento da região.
A pesquisa atual afirma que a ilha não sofreu um colapso súbito de sua agricultura. Os cientistas analisaram os padrões de uso do solo específicos da região em seis áreas de estudo para obter informações sobre o clima, solo e tendência de uso da terra.
Os resultados indicaram que algumas áreas diminuíram sua produtividade antes da chegada dos europeus (1722), enquanto a maioria das áreas sofreu declínio após a chegada desses povos. A conclusão dos pesquisadores é que teria sido o "homem branco" o causador do declínio da Ilha de Páscoa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário