terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Após 20 anos, Nasa retrata "Pilares da Criação" em nebulosa

View image on Twitter
Uma das imagens mais famosas tiradas pelo satélite espacial Hubble da Nasa é dos chamados “Pilares da Criação”, na Nebulosa da Águia, ou M16, em 1995. Na foto, três grandes colunas de gás aparecem em meio a um aglomerado de estrelas jovens e massivas. Agora, décadas depois, cientistas do Arizona voltaram com satélite ao local e retrataram, novamente, o fenômeno. 
Revelada nesta terça-feira (6),  no encontro de inverno da Sociedade Americana de Astronomia, a nova foto dos Pilares da Criação dá ainda mais detalhes sobre a estrutura dos gases e, pela primeira vez, mostra a base. A visão infravermelha transforma os pilares em misteriosas silhuetas delicadas visto contra um fundo de milhares de estrelas.
Embora a imagem original tenha sido apelidada de Pilares da Criação, a nova imagem sugere que também são “pilares da destruição”. Isso porque, de acordo com os cientistas responsáveis, Paul Scowen, da Universidade do Estado do Arizona, e Jeff Hester, aposentado da mesma universidade, as estruturas gasosas são transitórias. “Estou impressionado com o quão transitória estas estruturas são. Capturamos os pilares em um único e curto momento de evolução”, diz Scowen.
A neblina azulada em torno das bordas densas dos pilares é material que se aquece e evapora no espaço. As colunas são compostas de hidrogênio e poeira, e agem como “incubadores de novas estrelas”, pois, dentro das colunas e nas suas superfícies, os astrônomos encontraram gases mais densos chamados EGG (Evaporating Gaseous Globules - Glóbulos Gasosos em Evaporação). Várias estrelas estão sendo formadas no interior destes glóbulos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário